Quais os principais equipamentos de Windsurf?

Os esportes aquáticos são muito populares no Brasil, especialmente por conta do nosso vasto litoral. Além disso, eles são considerados por muitos especialistas como atividades saudáveis e completas, que ajudam a manter o físico em dia e a saúde perfeita.

Um dos que vem ganhando destaque nos últimos tempos é o Windsurf. Agradável e bonito, ele é alvo de desejo de muitas pessoas, mas requer uma boa gama de apetrechos para ser praticado. Quer descobrir quais são os principais equipamentos de Windsurf? Então confira o post de hoje:

O que é o Windsurf?

O Windsurf é um esporte aquático praticado com uma prancha similar à usada no surfe, mas com uma vela de 2 a 5 metros de altura acoplada. A intenção é se valer da força do vento para planar sobre a água. O esporte foi criado nos anos 60 e encontra morada em vários locais do mundo, como Brasil, Havaí, Caribe e Ilhas Canárias.

Quais os principais equipamentos de Windsurf?

Os equipamentos de Windsurf são formados por vários itens. Além da prancha em si, existe o mastro, que prende e dá forma à vela, além de sustentá-la. Ela também requer extensores, que auxiliam a deixá-la esticada e a retranca, que mantém seu formato e ajuda o atleta a dar a direção desejada para a navegação. Tal qual uma prancha de surfe, existem quilhas que também auxiliam a direcioná-la, e a alça, que serve para que o windsurfista prenda seu pé na prancha, especialmente usada quando se atinge grandes velocidades. Por fim, há o trapézio, um tipo de “banquinho” que o velejador senta e ajuda a usar o próprio peso para controlar a embarcação sem maiores desgastes.

As pranchas merecem atenção especial, pois são a principal parte do equipamento. Seus tamanhos e formatos podem variar consideravelmente e elas estão em franca evolução, com modelos menores e próprios para manobras. O tipo de mar e vento influencia sua metragem, sendo que as longas, melhores para ir contra a corrente de ar ultrapassam três metros e meio de altura e as pequenas, boas para ventos mais fortes, geralmente têm menos de três metros.

Geralmente, as pranchas mais recentes vêm com uma bolina retrátil, que ajuda na navegação contra o vento. Vale lembrar que as velas também não são pequenas: podem ir de três a até mais de doze metros!

A importância da conservação

Todos os objetos expostos ao sol e à maré devem ter um cuidado redobrado na hora da conservação e isso vale para os equipamentos de Windsurf. Além de serem limpos com água doce e secados adequadamente, o ideal é contar com um local para guardá-los com segurança. E o self storage é a melhor solução para isso, deixando seus itens estocados em boxes com o tamanho ideal para todo esse equipamento, com total conveniência e nenhuma burocracia. É a praticidade e segurança que você espera, por um ótimo custo-benefício.

Esses são os principais equipamentos de Windsurf. Gostou do artigo? Quer aprender um pouco mais? Então não deixe de conferir esse post sobre o que fazer com seus objetos de lazer nos períodos entre férias.