Veja dicas de como controlar hábitos que geram bagunça

A bagunça muitas vezes tem uma causa simples: a falta de rotinas de organização. No artigo, você verá dicas de como identificar os hábitos de desordem e mudá-los.

Imagine o seguinte cenário: pilhas de roupas em cima da cama, sapatos pelo chão, papeis espalhados pelas mesas, e uma mochila ou bolsa tão cheia que é quase impossível achar algo nela.

Se você olhou ao seu redor e viu coisas desse tipo, é possível que esteja tendo algum problema de organização.

 

O primeiro passo é identificar seus hábitos

Geralmente, o bagunceiro não se identifica como tal. Ele sempre acha que existe “ordem na sua bagunça”. Ou está sempre procrastinando a organização.

Então o primeiro passo é reconhecer o comportamento de bagunceiro e por em prática um plano de ação para mudar isso.

 

Mudar os hábitos ajuda muito a organizar a bagunça

  • Consumo: você compra objetos que não precisa e geralmente não encontra espaço para guardá-los em casa? Fique atento as compras desnecessárias. Antes de comprar qualquer coisa, certifique-se que tenha espaço para guardá-la. 
  • Regra: uma regra que pode ajudar muito no caso de consumismo é “para cada coisa que entrar, uma tem que sair”. Comprou uma calça? Doe uma antiga. Comprou um tênis? Doe um antigo. 
  • Rotina: crie um cronograma semanal de organização. Para cada dia, um setor. Segunda – roupas e sapatos. Terça – tirar o pó. Quarta – banheiros. Cria uma rotina que se encaixe na sua realidade e no seu tempo. 
  • Pratique o desapego e a doação: a limpeza periódica é fundamental. De tempos em tempos, pare para revisar tudo que você tem e decidir o que vai e o que fica. Isso evita a acumulação. Cuidado com o apego emocional com as coisas do passado!
  • Invista na setorização: cada coisa deve ter seu lugar nas gavetas e nos armários. Para isso, você pode contar com divisores, caixas plásticas e diversas outras ferramentas que ajudam você a separar e organizar as coisas.

 

Seguindo essas dicas, organizar os ambientes da sua casa vai ficar muito mais fácil!

 

E se precisar de ajuda, conte com a Brasil Storage!

Em alguns casos, não é possível desapegar de certos objetos, mas também não é possível guardá-los em casa. É nessas horas que a Brasil Storage está do seu lado.

Você pode alugar um de nossos boxes – são diversos tamanhos para você escolher – e armazenar neles móveis, equipamentos de esporte, eletrônicos, bicicletas, documentos e muito mais. Tudo aquilo que não tem espaço para ficar na sua casa, leve para o seu box na Brasil Storage!

 

Acesse www.brasilstorage.com.br e conheça mais sobre o self storage. Esperamos por você!


Artigo publicado originalmente no dia 20/03/2019 e atualizado em 16/07/2021