Como controlar hábitos que geram bagunça

Em cima da cama tem uma pilha de roupas. Se olhar para a direita tem sapatos e papéis espalhados pelo chão. A mochila tem fundo infinito porque definitivamente você não acha suas coisas dentro dela. Se por algum momento você leu essas afirmações e pensou: “Eu sou assim”, nós vamos te ajudar!

Identificando hábitos

O bom bagunceiro nunca acha que suas desordens são de fato um problema. É sempre um “isso não tem lugar melhor pra deixar”, “já já vou usar de novo” e “deixa aí que já vou arrumar”. O primeiro passo para deixar a bagunça pra trás é identificar como ela começa e por que.

Você acumula coisas? Compra objetos de que nem precisa?

É importante ficar atento às compras desnecessárias, acumular não é legal. Pense sempre o quanto precisa de determinada coisa e aonde pode guardá-la, se já lhe soar bobagem ou impulso, descarte a ideia.

Organizando a bagunça

O primeiro passo para dominar a bagunça de vez é o hábito! Comece aos poucos, mas tenha a certeza de que será rotineiro, por exemplo, toda segunda-feira você presta atenção nas roupas, no dia seguinte é hora dos sapatos e assim por diante.

A limpeza periódica é fundamental também! Limpe seus armários, bolsas e caixas mais vezes e veja tudo o que não usa mais, que está estragado ou precisando de um novo lar e DOE!

Organização demanda espaço, classificações e divisões. Camisas ficam aqui, lenços ali e sapatos lá em cima. Experimente dividir por cores e caixas, ajuda a manter organizado por mais tempo.

E por último: CUIDADO COM APEGO EMOCIONAL! Esse é um dos erros que as pessoas mais cometem quando o assunto é desacumular. “Isso eu ganhei quando tinha 5 anos”, “Mas meu melhor amigo que deu”, “Olha que linda essa roupinha de bebê de quando as crianças eram pequenas”.

Desapegue, veja o que realmente precisa e vai usar, o resto, deixe para quem precisa!

Com essas dicas ficou mais fácil se organizar, não é?

Se descobrir que muitos objetos não podem ser doados mas você realmente não pode acomodá-los em casa, deixe com a gente!