Como e onde guardar camisas de times de futebol?

Todo bom torcedor de futebol sabe o real significado de amar a camisa. Porém, algumas pessoas elevam ainda mais essa paixão: além de idolatrar o brasão do seu time, também colecionam camisas de times de futebol de inúmeros clubes. Quando isso acontece, quase sempre o resultado é uma invejável coleção!

No entanto, como fazer para guardar essas camisas de times de futebol? Esse é um dos temas que vamos abordar no artigo de hoje. Inclusive, falaremos sobre novas opções presentes no mercado para você economizar espaço e, mesmo assim, continuar com todos os seus itens em perfeito estado. Ficou interessado em saber mais? Continue a leitura!

Quais os cuidados básicos a serem tomados com camisas de times de futebol?

A conservação é parte importantíssima da sua coleção. Sem os devidos cuidados, os itens do seu acervo podem sofrer danos irreparáveis. Certamente, ver sua camisa preferida danificada é uma dor que nenhum torcedor deseja!

Tome cuidados específicos para cada material

Em se tratando da preservação dos tecidos, esteja atento ao tipo de material utilizado na confecção. Camisas de algodão sofrem mais com a falta de cuidados: é muito comum ver as famosas camisas retrô amareladas e manchadas. Aquelas de tecido sintético sofrem exacerbadamente com fios puxados e perda da cor.

Deixe suas camisas longe da máquina de lavar

Como uma regra, é recomendado que nenhuma camisa de valor histórico (ou sentimental) seja lavada na máquina de lavar. O uso de água e sabão pode descaracterizar o tecido e a força centrífuga das lavadoras pode danificar o material.

A maneira mais recomendada para cuidar dos “mantos sagrados” é apenas com uma escovinha para a retirada do pó. Essa é, inclusive, uma das orientações do museu do futebol.

Esqueça os cabides!

Outra importante recomendação do museu — que vai, até mesmo, contra o senso comum — é a orientação de não utilizar cabides para armazenamento das camisas. De acordo com os especialistas, a malha pode sofrer uma deformação na parte dos ombros (a camiseta pega o formato do cabide) e, no caso de cabides de madeira, há também o risco de manchar o tecido.

Sendo assim, a melhor forma de cuidar da sua coleção é dobrando todas as peças, procurando manter o armazenamento com todos os itens “deitados” em ambiente arejado e livre da luz solar.

Onde guardar as camisas de times de futebol?

Agora que você já sabe o básico sobre os cuidados que deve ter com todas as peças da sua coleção, chegou a hora de escolher o melhor local para armazenamento.

Por que não usar armários para guardar coleções?

Diferente do que se imagina, os armários podem não ser a opção ideal na hora de guardar a sua coleção. E a razão para isso é que a demanda por espaço pode ser muito grande, deixando você sem opção para guardar suas roupas do cotidiano.

Outra razão pela qual o armário não é recomendado como armazenamento é porque, em alguns casos, ele pode ajudar na proliferação de mofo ou de outros agentes que são danosos aos tecidos.

Qual a melhor solução para colecionadores?

Como uma nova opção a esse antigo embate por espaço e segurança dos materiais, surgiram no mercado as opções de Self Storage. Elas consistem no armazenamento de objetos em locais que apresentam maior segurança e adequação.

No Self Storage o cliente escolhe um “box” (espaço de armazenamento) que se adeque a todas as suas necessidades de acomodação e, em seguida, transfere todos os seus objetos para esse local.

Lá, o ambiente é controlado com uma boa ambientação, e a segurança da sua coleção é muito maior, uma vez que insetos — ou com quaisquer outros causadores de problemas — são eliminados da equação.

Essa modalidade de armazenamento vem se tornando uma das melhores opções para quem leva a sério sua coleção. Os benefícios são variados, e quem opta por essa solução certamente não se arrepende de sua decisão.

Esse foi o nosso conteúdo de hoje! Ficou interessado em saber mais sobre o Self Storage e como ele pode proteger as suas camisas de times de futebol? Entre em contato com a gente!