Ano novo, organização nova! 6 dicas para ter mais espaço dentro de casa

O melhor momento para pensarmos em mudanças e melhorias na nossa vida é no começo de um novo ano. Melhorar a nossa vida está muito ligado à casa, pois é nela que passamos grande parte do nosso tempo e, por isso, deve ser um espaço que nos traga conforto.

Quanto mais tempo vivemos em uma mesma casa, mais vamos acumulando objetos e móveis, o que diminui o seu espaço e ainda cria uma ideia de falta de organização, principalmente se o espaço já não for muito grande. Por isso, aproveite esse momento de mudança e veja nossas dicas para descobrir como você pode otimizar a sua casa para ter mais espaço!

Abuse das cores claras

Tons mais escuros e quentes passam a ideia de que o ambiente é menor do que ele realmente é, enquanto os tons claros e frios ajudam a iluminar e expandir o cômodo. Assim, invista em tons claros para as paredes e os móveis, como, por exemplo o bege e o gelo.

Ainda que não possam ser usadas em excesso, as cores escuras possuem um papel importante na decoração do ambiente. Escolha pontos pequenos, como almofadas e luminárias, para colorir um pouco o ambiente e realçar a decoração.

Não deixe os espelhos de lado

Espelhos refletem todo o ambiente e dobram a percepção do espaço. Tenha sempre um em pontos estratégicos da casa, no centro da sala e na porta do armário do quarto são ótimas opções para quem quer deixar o cômodo pequeno com a aparência de ser maior.

Pense em uma boa disposição para os móveis

É de extrema importância que você tente deixar tudo o mais amplo e integrado quanto for possível. Planeje a posição dos móveis de uma maneira que eles não fiquem no meio do caminho ou bloqueando um ambiente do outro.

Opte por móveis menores e mais baixos, para não tampar a luminosidade ou esconder uma parte do ambiente.

Faça escolhas

Não é difícil de pensar que, desde a primeira vez que você decorou o apartamento, comprou mais móveis e objetos de decoração para complementar os antigos. O que acontece, na verdade, é que quando paramos para pensar em quais móveis e objetos realmente devem fazer parte da decoração ou não, vemos que nem todos são essenciais.

Ainda assim, é compreensível que você não queira se desfazer deles. Hoje em dia existem várias opções de armazenamento externo de móveis que podem te permitir manter os objetos que você mais gosta sem perder espaço dentro da casa, como o self storage.

Aproveite os cantos da casa

Ao invés de deixá-los vazios e inutilizados, procure uma função para aquele cantinho no corredor ou entre uma pilastra e um armário, por exemplo, para criar um sapateiro, guardar discos, livros ou outros objetos.

Prefira sempre os móveis multifuncionais

Nada melhor para economizar espaço do que um móvel que pode ser “guardado” quando você não quiser utilizar ou que tenha mais de uma função. Como por exemplo uma cama ou um puff que podem guardar roupa de cama no seu interior, uma mesa de jantar pequena mas que pode ser ampliada quando você tiver visitas ou um sofá-cama. De qualquer forma, tente sempre combinar as funções e ter mais espaço disponível.

Quer conhecer ainda mais dicas de organização para a sua casa? Assine nossa newsletter e acompanhe todas as novidades do blog!