Instrumentos musicais: confira dicas de como armazenar adequadamente

Os instrumentos musicais são objetos mais caros, e a maioria tem um grande valor sentimental para seus donos também. Para que eles fiquem sempre em boas condições e durem por muitos anos, é importante mantê-los armazenados em um local adequado. No entanto, muita gente acaba fazendo isso de maneira errada.

Quer saber se você é uma dessas pessoas? Continue acompanhando o texto a seguir e confira algumas dicas para cuidar melhor dos seus instrumentos musicais!

A importância de um armazenamento adequado

Você costuma guardar seu instrumento em armários, embaixo da cama, dentro de guarda-roupas ou em outro canto escondido? Saiba que isso pode fazer com que o instrumento mofe, desafine ou empene. Também não adianta deixá-lo armazenado em capas de pano ou de tecido sintético em algum local muito movimentado, pois qualquer pessoa pode esbarrar no instrumento e ele não estará protegido adequadamente, podendo até quebrar.

Como armazenar corretamente

Para fazer o armazenamento adequado, é importante analisar qual o tipo de instrumento e quais os cuidados específicos para ele. Instrumentos de corda, como a viola caipira, o cavaquinho, o bandolim, o alaúde, o violoncelo, o contrabaixo, a viola de cocho e a rabeca devem ser armazenados em cases, assim como os instrumentos de sopro.

Os cases são objetos semelhantes às maletas e são excelentes para guardar esse tipo de instrumento por conta de sua estrutura. São constituídos de madeira ou de metal em sua parte exterior e têm um forro interno, normalmente de veludo. Isso faz com que eles absorvam impactos externos e protejam melhor o instrumento.

Os equipamentos também podem ser guardados em bags e semicases (bem parecidos com mochilas). Embora as bags ofereçam menos proteção quando comparadas às cases, elas são mais práticas para o transporte.

Alguns cuidados antes de guardar seus instrumentos musicais

É importante que os instrumentos estejam dentro de estojos do tamanho adequado, nem muito grandes, nem muito pequenos, acomodando-os adequadamente e prevenindo que o funcionamento seja prejudicado futuramente. Além disso, todos os instrumentos devem ser limpos antes de serem guardados para evitar o acúmulo de umidade e, consequentemente, a proliferação de bactérias.

Solução para um armazenamento adequado

Quem mora em locais com pouco espaço, muitas vezes encontra dificuldades em armazenar os instrumentos musicais. Se essa situação se aplica a você, um box para armazenamento é a solução! O self-storage (autoarmazenagem) é um local em que você pode guardar diversos objetos pessoais e levar a chave para casa, ou seja, seus pertences estarão devidamente protegidos, em um local seguro a que só você terá acesso. Além disso, esses locais costumam ter um sistema de alarme e câmeras de vigilância, proporcionando aos clientes total segurança.

Embora muitas pessoas acreditem que esse serviço seja apenas para o armazenamento de objetos de grande porte ou em grande quantidade, eles podem ser usados para itens de qualquer tamanho, como os seus preciosos instrumentos musicais.

Entre as maiores vantagens de optar por esse tipo de armazenamento, está o controle de qualidade do ambiente. O local é arejado, dedetizado e limpo com todas as condições necessárias para que seu equipamento permaneça em excelente estado. Eles podem ser deixados em períodos curtos, médios ou longos, de acordo com a sua necessidade.

Percebeu como é importante armazenar os instrumentos musicais de maneira adequada? Curta a nossa página do Facebook e continue acompanhando outras dicas de organização!