Onde e por quanto tempo guardar prontuários médicos

Guardar prontuários médicos é o dever de todas instituições de saúde do mundo. O prazo mínimo de guarda de prontuários é 20 anos para documentos escritos e indeterminado para documentos digitalizados.

O prontuário médico é todo o histórico da saúde de uma pessoa. Pode ser considerado um acervo de informações onde constam os exames realizados, as informações fornecidas pelo paciente, os prognósticos, o diagnóstico, o quadro clínico do paciente, fichas de ocorrências, prescrições, relatórios de enfermagem, relatórios do cirurgião e do anestesiologista, etc.

Ele é imprescindível para a comunicação entre membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada ao indivíduo.

No entanto, guardar documentos, ainda mais em quantidades volumosas, costuma ser um problema em grande parte das instituições que não possuem estrutura para isso, e com o passar dos anos, acaba perdendo parte destes documentos, tão importantes para os pacientes.

Por este motivo, instituições de saúde, de todos os portes, procuram no self storage, a solução para armazenar prontuários médicos dos seus pacientes, principalmente, os documentos mais antigos, classificados já como “arquivo morto”.

O self storage possui estrutura adequada para a armazenagem de documentos, pois seus boxes, além de serem construídos com o único objetivo de armazenamento, recebem mensalmente tratamentos contra pragas, roedores, mofo, umidade, além de contarem com sistema contra incêndio.

A locação do box privativo pode ser de forma temporária ou permanente e conforme aumente ou diminua sua necessidade de armazenagem, você pode trocar de box. Se por ventura, você precisar consultar algum prontuário em seus arquivos, basta retirar no seu box e depois pode voltar a guardá-lo em seu arquivo.

Vale lembrar que mesmo guardando seus prontuários médicos em um self storage, é importante que eles estejam organizados e guardados também em pastas, caixas ou arquivos.