10 maneiras criativas para quem precisa guardar bicicletas e não tem espaço

A Bicicleta é um meio de transporte econômico, ecologicamente correto e benéfico à saúde. Mas encontrar um espaço seguro para guardar bicicletas em casa pode ser difícil, principalmente para quem mora em apartamentos pequenos ou para ciclistas profissionais que precisam que sua bicicleta e acessórios estejam seguros.

Confira no post de hoje 10 maneiras criativas para guardar bicicletas!

Hack Portátil

Esta é uma boa solução para guardar duas bicicletas e, por poder ser transferido de lugar, garante mobilidade. Assim, se faltar espaço na hora de receber convidados, basta transferir hack e bike unidos para outro cômodo.

Bike reciclada

Que tal fazer um suporte para bicicleta com partes de outra bicicleta? A ideia é usar um guidão de bicicleta fixado a um velho selim e ambos em uma base de madeira que será fixada à parede. Ainda dá para dar uma cara nova ao hack, pintando-o nas cores da nova bicicleta ou nos tons da parede. Uma dica sustentável e original!

Penduradas no teto

Esta é uma maneira inteligente de guardar a bike em ambientes com pé direito bem alto, seja dentro de casa ou na garagem. Há duas formas de fixação: uma delas é simplesmente fixar ganchos ao teto e pendurar as bicicletas neles. Outra maneira é suspender as bicicletas com sistema de polias (estilo varais de teto) facilitando tanto ao guardar quanto ao pegar as bikes.

Bike prateleira

Um suporte de madeira com vão central em que se encaixa a bicicleta e com parte superior feita de base reta servirá de prateleira para guardar acessórios para ciclistas ou outros objetos. Um mesmo tipo de suporte, mas com vários nichos em vez da prateleira, serve para guardar muitos objetos e é perfeito para quartos.

Suporte com design inovador ou invisível

Um suporte próprio para bicicletas chamado “Cycloc Solo” tem design arredondado e colorido que se encaixa ao quadro da bike, fixando-a na parede. Por ser discreto, pode ser usado tanto para guardar a bicicleta em casa quanto no trabalho, inclusive na parede do escritório.

Já o gancho “invisível” fica imperceptível, o que é uma vantagem para deixar a decoração menos poluída. Basta pintar o gancho na mesma cor da parede. O efeito visual final é a impressão de a bike estar flutuando.

Embaixo da escada

Um jeito divertido de aproveitar o espaço embaixo da escada é pendurar as bikes de ponta cabeça fixadas pelas rodas, nos degraus das escadas de metal ou madeira, ou ainda fixando ganchos no teto inclinado da parte inferior das escadas de alvenaria.

Em destaque na decoração

Essa dica é para as bicicletas com design tão arrojado que deixam o ambiente mais bonito. Um suporte de madeira com spots de luz e na espessura das rodas fica fixado à parede, onde as rodas se apoiam e um sistema de cabos seguram a bike deixando-a em destaque na decoração. Varie usando lâmpadas de led coloridas, que são ecológicas e bonitas.

Embutidas na parede

Neste caso, é feito um trabalho de marcenaria em que o espaço para embutir a bike na parede terá exatamente o tamanho da bicicleta. Ideal para usar duas ou três bicicletas como parte impactante na decoração.

Estacionamento para bicicletas

Esta é uma solução para quem dispõe de espaço na garagem para guardar as bicicletas, mas precisa organizar as bikes da família. Faça a área para estacionar as bicicletas lado a lado, com um suporte de madeira em formato triangular e um dos lados oco, onde são encaixadas as rodas dianteiras das bicicletas.

Box de Self Storage: opção inteligente para guardar bicicletas

Se as dicas acima não resolverem seu problema, afinal casas e apartamentos estão cada vez menores, a melhor maneira de guardar as bicicletas é alugando um box de self storage, um local útil para quem precisa guardar seus bens com segurança. Um exemplo são os ciclistas profissionais que precisam ter sua bike sempre intacta para as competições.

Os objetos ficam guardados em boxes individuais, em segurança contra danos como sol, umidade, entre outros. O self storage está se popularizando no Brasil, sendo visto como um modo econômico de guardar seus bens, pelo tempo que o cliente necessitar.

Gostou das nossas dicas de organização e otimização de espaço para guardar bicicletas? Então veja dicas para guardar instrumentos musicais!