5 livros sobre liderança que você precisa ler

O trabalho do gerente é muito importante para qualquer empresa. Para que você possa desempenhar essa função da melhor maneira possível, a recomendação é que se mantenha sempre atualizado com as novidades relativas à gerência e que também leia livros sobre liderança.

Por esse motivo, selecionamos 7 livros sobre liderança que você precisa ler e que vai ajudar a você a fazer um trabalho de excelência na função de gerente. Confira!

1. O monge e o executivo – uma história sobre a essência da liderança

De autoria de James C. Hunter (Editora Sextante), esse é um dos maiores best-sellers sobre liderança, ou seja, O monge e o executivo é leitura obrigatória para quem deseja conhecer mais sobre o tema.

Por meio de um conto fictício em que o personagem Leonard Hoffman abandona sua carreira de sucesso para se tornar um monge, o autor transmite importantes conceitos sobre o assunto, entre eles a diferença entre poder e autoridade.

James Hunter é consultor-chefe da J. D. Associados, uma empresa especializada em treinamento e consultoria corporativa.

2. Execução – a disciplina para atingir resultados

Escrito por Larry Bossidy e Ram Charam (Editora Campus), esse livro tem por objetivo mostrar como acabar com a diferença entre o resultado planejado e o resultado alcançado pela empresas,

O livro traz alguns estudos de casos e explica como o líder deve agir durante a execução dos processos-chave para atingir esse objetivo.

Larry Bossidy é presidente do conselho da Honeywell International e Ram Charam é um consultor de negócios.

3. Gerente-minuto

Com o objetivo de aumentar a produtividade, a lucratividade e a qualidade de vida, o livro de Kenneth Blanchard e Spencer Johnson (Editora Record), apresenta 3 regras básicas para produzir bons resultados em um curto espaço de tempo.

Spencer Johnson é formado em psicologia e autor do best-seller Quem mexeu no meu queijo? e Kenneth Blanchard é especialista em gestão.

4. Negocie qualquer coisa com qualquer pessoa

A negociação é ferramenta indispensável para os gerentes, por isso, Negocie qualquer coisa com qualquer pessoa (Editora Gente) é essencial para que exerce cargos de liderança e gerência.

O livro explica, entre outros assuntos, a como lidar com pessoas problemáticas e a maneira certa de dizer “não”.

O autor Eduardo Ferraz é consultor de Gestão de Pessoas.

5. O 8ª hábito: Da eficácia à grandeza

Stephen Covey é considerado um dos maiores autores sobre liderança. O livro ensina como encontrar a sua própria voz na liderança e como inspirar outras pessoas a encontrem as delas. Com objetivo de explicar melhor alguns conceitos que consta no livro, o leitor ganha um DVD de brinde.

Além de ler bons livros sobre liderança, é preciso colocá-los em um lugar de fácil acesso para quando haja necessidade de fazer uma consulta a eles novamente.

Para quem tem pouco espaço em casa ou no trabalho, o self storage pode ser uma excelente alternativa para guardar a sua coleção de livros!

Você já leu algum desses livros que recomendamos? Tem outra dica de livro para compartilhar com a gente? Dê sua opinião fazendo um comentário no final do nosso post!