Entenda onde guardar suas coleções e como mantê-las livres de insetos e umidade

Se você é um colecionador ou se tem um acervo de objetos muito estimados, é claro que isso se deve a um grande apreço por seus pertences. Sejam eles quadrinhos, livros, selos, vinis, antiguidades, miniaturas etc., colecionadores costumam ser bem apaixonados por suas coleções. Por isso querem ver tudo sempre intacto, livre de insetos, mofo e poeira.

Mas como cuidar de tanta coisa, zelar sempre pra que tudo permaneça íntegro e driblar os inimigos das suas preciosidades? De ações caseiras até valer-se da praticidade de um self storage (uma excelente forma de proteger sua coleção que ainda libera espaço na sua casa), confira aqui as melhores dicas de como e onde guardar tudo de uma forma limpa, segura e protegida:

Onde guardar?

Sobre o local, procure abrigar sua coleção em ambientes arejados e iluminados. Mas atenção: isso não significa que o sol deva bater direto nos seus objetos. Em caso de livros, quadrinhos, coisas impressas e pintadas principalmente, o sol pode queimar, despigmentar a tinta e causar envelhecimento do papel. Quanto as vinis, eles sofrem ainda mais, podendo ficar completamente empenados.

Prefira sempre as estantes de aço. Elas são fáceis de montar e têm um bom custo-benefício. Como as de madeira também estão propensas a serem atacadas por insetos, eles podem acabar se instalando também nos seus objetos. De qualquer forma, evite deixar estantes encostadas na parede e sempre confira se há sinais de mofo, infiltrações ou umidade.

Controlando o acesso à sua coleção: a segurança do self storage

Não deixe também de controlar o acesso à sua coleção, principalmente das crianças e bichinhos de estimação…eles provavelmente não terão os mesmos cuidados que você! Uma excelente forma de guardar objetos delicados e que precisam de cuidados especiais são os self storages, onde suas coleções vão estar em condições ideais e em plena segurança. Portanto, se não sabe mais onde guardar seus objetos na sua casa, considere com carinho essa alternativa. Os ambientes são climatizados, têm câmeras de segurança, o acesso é flexibilizado aos clientes e há funcionários especialmente capacitados para cuidar dos seus pertences.

Dentro de quê?

As caixas são ótimas formas de proteger os objetos, mas prefira as de plástico – as de papelão são as preferidas das baratas e das traças! Não as deixe nem diretamente ao chão e nem encostadas na parede. De tempos em tempos é preciso abrir as caixas para verificar as condições dos objetos e se eles precisam de limpeza.

Mesmo dentro das caixas, ajuda muito se  você colocar os objetos em saquinhos plásticos (os acid free são os mais indicados, mas os com fecho também protegem bem). Porém, tenha a certeza de que eles estão livres de umidade. Por exemplo, se ao guardar pelúcias, bonecas, roupas ou artefatos de tecido alguma umidade estiver presente, isso vai fazer com que a ela fique retida no saquinho e estrague seu objeto.

Inimigos vivos: os insetos

Você não quer que seus livros e revistas virem almoço das traças e nem que suas caixas virem ninho de baratas, não é mesmo? Antes de mais nada, é bom saber como os insetos chegam ao ambiente de casa: normalmente em caixas, objetos ou móveis que escondam seus ovos. O que deve ser feito para combatê-los é deixar o ambiente o mais inóspito possível para que os bichinhos não queiram viver por lá. Para isso, as soluções são desde a boa e velha naftalina (usá-las junto com bolinhas de cânfora ameniza o odor forte da naftalina) até deixar saquinhos com pimenta do reino em grãos para afastar os insetos. Caso queira uma solução mais cheirosa, saiba que os insetos não gostam muito do aroma de ervas como capim limão e citronela. Colocar um saquinho de tecido com essas plantas em gavetas, estantes e caixas ajuda a espantá-los.

Uma receita caseira para afastar as baratas é usar cebola, você sabia? A cebola tem uma alta concentração de ácido bórico (que é vendido em farmácias). Ao se alimentar delas e contaminar suas patas com o ácido, ela o levará até o ninho e envenenará as suas companheiras.

Lembre-se de que estamos nos referindo a infestações pontuais; se houver um número muito grande desses insetos, é melhor contratar uma empresa especializada para dedetizar. Nesse quesito, mais um ponto para o self storage: seus ambientes são dedetizados periodicamente e você fica tranquilo quanto ao risco de infestações.

Poeira e poluição

Da mesma forma que ambos fazem mal para nossa saúde, poeira e poluição também são nocivos para os objetos — principalmente os de papel! Mais uma vez, manter tudo limpo e seco é a regra. O pó doméstico, por exemplo, contém restos de pele morta, pelos e cabelos, que por sua vez contêm queratina — um dos alimentos preferidos das traças de tecidos, que se nutrem de proteína de origem animal.

Mãos limpas para coleções delicadas

Livros, quadrinhos, selos e vinis devem sempre ser manuseados com mãos limpas, para não sujá-los de cremes, restos de alimentos ou suor. Unhas grandes também podem danificar as lombadas de livros e quadrinhos ao serem puxados das estantes; não se esqueça de que os exemplares não devem ficar muito apertados, eles precisam deslizar ao serem retirados.

Umidade: deixe mofo e fungos longe do seu acervo

Sabemos que a umidade é uma grande inimiga de papel e madeira. Deixar seus quadrinhos, livros ou objetos de madeira em lugares úmidos é certeza de que o mofo vai se instalar. Em casos de objetos de vidro ou porcelana não há tanto com o que se preocupar, mas, como normalmente são guardados em caixas feitas em papelão ou madeira, eles também exigem cuidados. Você pode minimizar o problema usando anti mofos (aqueles potinhos que absorvem a umidade), cuidado do arejamento do local e sempre ficando de olho em sinais de infiltração e mofo. Saquinhos de sílica servem para o mesmo fim, e você percebe se já é preciso trocar quando as bolinhas ficam duras (o que acontece entre 30 e 90 dias).

A temperatura ideal

Você já notou o cuidado que têm os museus em relação à temperatura e iluminação dos seus ambientes? Isso se deve ao fato de que valiosos acervos devem “morar” em locais sem umidade e com temperatura ideal para sua conservação (lâmpadas comuns emitem calor e elevam a temperatura!). Guardar seus objetos em ambientes climatizados é uma forma de garantir que eles estarão livres de umidade (consequentemente, de mofo e fungos) e ainda protegidos do excesso de calor e mudanças bruscas de temperatura. Portanto, se sua preocupação é onde guardar suas coleções com climatização ideal, o self storage é uma ótima solução.

Nossas dicas foram úteis para você? Quer saber mais? Se sua paixão é literatura e música, confira nossos posts sobre a melhor forma de guardar seus livros e ainda suas coleções de vinil.