Como se organizar para fazer a mudança?

Algumas vezes, mudar-se para uma nova casa envolve sentimentos contraditórios. Ao mesmo tempo em que significa uma excitante virada de página e começo de uma nova etapa de vida, muitas vezes a gente desanima só de pensar no trabalhão que a mudança exige. Não se preocupe, planejando e organizando as coisas com antecedência, você pode fazer a mudança com tranquilidade e menos trabalho. Quer saber como? Continue lendo nosso post, vamos facilitar as coisas para você!

Comece com o desapego

Mudança é a hora perfeita para exercitar o desapego e liberar o fluxo de boas energias em sua casa nova. Abra seus armários e separe tudo o que ficou sem uso há mais de um ano. O que está entulhando seus armários na casa atual, provavelmente vai continuar entulhando a casa nova, então esta é a hora de se livrar do que não é necessário. Você pode até ganhar algum dinheiro organizando um bazar ou anunciando em sites de venda. O que não for vendido, vai para doação.

O material que você vai precisar

Terminada a etapa do desapego, comece a etapa da embalagem com, pelo menos, um mês de antecedência. Veja a lista do que você vai precisar:

  • Caixas de papelão de diversos tamanhos. Pegue no supermercado ou compre caixas próprias para embalagem de mudanças.
  • Vários metros de plástico bolha ou folhas de jornal para embrulhar os objetos frágeis.
  • Fita adesiva para lacrar as caixas.
  • Pincel atômico ou caneta para etiquetar as caixas.
  • Tesoura.
  • Mantas ou cobertores para proteger os móveis de arranhões, caso a companhia de mudança não forneça. Pergunte antes de contratar!
  • Sua câmera digital ou celular para fotografar.

Embale com antecedência o que você não usa muito

Livros, objetos de decoração, DVDs e eletrodomésticos que não são usados no dia a dia podem ir para as caixas com antecedência. Se a mudança acontecer no verão, embale primeiro as roupas de inverno, ou vice versa. Cobertores e edredons também podem ir para as caixas com antecedência. Roupas e utensílios que você usa com frequência ficam para o final.

Embale um cômodo de cada vez

Uma boa ideia é começar pela sala, para liberar o espaço para o trânsito dos encarregados da mudança. Coloque livros no fundo da caixa, embrulhe objetos decorativos em plástico bolha, jornal ou peças de roupa e coloque sobre os livros. Não deixe espaços livres, mas não coloque peso em excesso, para evitar que a caixa desmonte ao ser carregada.

Use caixas separadas para roupas e objetos pessoais de cada membro da família, assim será mais fácil organizar os quartos de cada um na nova casa. Sele cuidadosamente cada caixa com fita adesiva.

Cuidados na etiquetagem

Com o pincel atômico, identifique cada caixa, numerando-a e escrevendo a quem pertence, o que contém e em que cômodo vai ficar. Indique com uma seta o lado que deve ser virado para cima. Exemplos:

1 – Sala de estar – objetos da estante – este lado para cima ↑

2 – Quarto da Sofia – brinquedos – este lado para cima ↑

3 – Cozinha – aparelho de jantar – este lado para cima ↑

Em uma folha de papel ou planilha no computador, prepare uma lista anotando cada caixa. Assim que uma caixa for fechada, etiquetada e numerada, anote seus detalhes em sua lista.

Fotografe tudo

Pode ser útil fotografar o conteúdo de cada caixa antes de lacrar e depois de fechada. Será mais uma maneira de identificar a que cômodo cada caixa se destina. Outra boa ideia é fotografar as conexões na parte traseira dos aparelhos eletrônicos, como TV, DVD e computador, antes de desconectar os fios. Quando você tiver de religar tudo na casa nova, é só observar as fotos e seguir o mesmo esquema de conexões.

Self storage é muito útil!

Objetos e móveis que não serão necessários de imediato ao fazer a mudança para casa nova podem ser guardados em um box alugado. Uma firma de self storage vai ajudar a manter seus espaços sempre organizados.

Esperamos que nossas dicas sejam úteis para você organizar sua mudança. Venha curtir a nossa página no Facebook!