Como guardar sua coleção de discos de vinil

Se você é um colecionador de discos de vinil, sabe que esta paixão requer cuidados e claro, espaço para guardá-los de forma correta.

Diferentemente do mp3 que não ocupa nenhum espaço físico, guardar discos de vinil influencia muitas vezes na decoração de casa, afinal você precisará de estantes e prateleiras ou até mesmo caixas para armazená-los. Há quem aproveite também para usá-los como decoração mesmo, expondo como quadros, ou até mesmo juntando alguns e colocando-os entre os móveis, por exemplo, como divisórias para livros.

Se para quem já tem espaço em casa para guardá-los não é tão fácil organizá-los, imagina quem não tem esta disponibilidade de espaço…pior ainda se antes você tinha este espaço e por algum motivo se mudou para uma casa menor…com certeza não terá espaço disponível para a sua coleção de discos de vinil. Você até pode fazer um espacinho aqui e outro ali, mas corre o sério risco de danificá-los em algum momento.

Se este for o seu caso, vale a pena contratar um serviço de armazenagem para guardar sua coleção. Por quê?

Simplesmente porque os discos de vinil hoje são quase raridades (apesar que nos últimos meses tem voltado a estar na moda ouvir vinil) e conservá-los bem é quase uma obrigação dos seus donos (quem sabe um dia podem valer um bom $$$).

Não é simplesmente empilhar os discos em um canto. A armazenagem de discos de vinil é delicada. O ato de empilhar os discos danifica os mesmos, podendo empená-los, entortá-los e até mesmo quebrá-los. O certo é guardá-los em estantes ou prateleiras (ou até mesmo em cases, como os utilizados por músicos), na posição vertical, de preferência envoltos em plásticos ( é possível encontrar capas próprias para encapar os discos de vinil) para conservação das capas e com a abertura da capa virada para a parede ou fundo da estante, diminuindo assim o acúmulo de pó. Além disso, é preciso proteger seus vinis da umidade e do calor, inclusive dos raios solares que danificam sua superfície.

Após ver nossas dicas e perceber que realmente você não tem espaço e estrutura para cuidar do seu “tesouro”, a opção de você contratar um serviço de guarda móveis em uma empresa especializada em armazenagem é a solução perfeita para resolver seu problema de falta de espaço sem ter que abrir mão do seu hobby.

Ao contratar um serviço de armazenagem self storage para guardar sua coleção de vinis, você irá armazená-los em um box privativo, adequado para o armazenamento de diversos produtos, e que recebem tratamento contra mofo, umidade e pragas. Seu único trabalho será organizá-los como achar melhor, mas seguindo nossas dicas.

E sempre que quiser “viajar no tempo” ou até mesmo pegar seus vinis para usá-los em uma festa, basta  retirá-los no seu box e após o uso, pode guarda-los novamente sem burocracia nenhuma. Aproveite este espaço para guardar também outros objetos de uso menos frequente e deixe sua casa organizada.