Guarda volumes e logística: entenda a importância desta união!

A logística é uma área essencial para que as empresas possam obter bons resultados e garantir a satisfação de seus clientes. Nesse contexto, temos a gestão de estoque, que antes era vista apenas como a área responsável pelos produtos da empresa e que hoje possui um foco estratégico, visto que influencia diretamente em questões importantes como as finanças da empresa, por exemplo.

No artigo de hoje vamos falar sobre como um guarda volumes pode contribuir para a logística de uma empresa e qual é a sua importância. Confira!

Localização estratégica

O uso de um guarda volumes pela logística pode estar relacionada com a localização dos clientes e a localização da empresa. Isso quer dizer que, se uma empresa se encontra em determinado local, mas existe uma porção considerável de clientes que estão concentrados em outra região, o guarda volumes pode ser utilizado para fazer com que exista um ponto de distribuição mais próximo desses clientes, contribuindo para a redução de custos com combustível, um dos maiores custos logísticos de uma empresa.

Atendimento de picos sazonais

O guarda volumes também pode ser usado nos picos de sazonalidade para armazenar o estoque excedente que as empresas adquirem para atender a demanda. Bons exemplos disso são os artigos natalinos e materiais escolares, que possuem pico nas vendas em épocas específicas do ano. Isso permite que a empresa consiga aumentar seus níveis de estoque e o nível de atendimento de pedidos, garantindo uma receita maior ao final do período.

Suporte a e-commerces

Diferentemente de uma loja física, que, na grande maioria dos casos, possui um espaço destinado à estocagem dos produtos, lojas virtuais não possuem um espaço para armazenar e vender suas mercadorias. O guarda volumes é uma solução adequada para esses casos, em que o empreendedor pode manter seu estoque armazenado, garantindo disponibilidade dos itens.

Quer saber mais sobre o assunto? Aprenda a escolher o self storage ideal para você!

Escalabilidade

A maioria massiva das empresas são abertas com o propósito de se expandirem ao longo do tempo. Muitas vezes, esse crescimento ocorre mais rápido do que o previsto, fazendo com que o espaço disponível não seja mais suficiente tanto para armazenar as mercadorias quanto para arquivar os documentos da empresa. Como a decisão da escolha de um lugar para se instalar não é simples e envolve diversos fatores, o guarda volumes se mostra como uma opção menos onerosa, menos burocrática e mais prática. Além disso, é possível contratar com guarda volumes de diversos tamanhos, ou seja, de acordo com a necessidade da empresa.

Como podemos ver, o guarda volumes é uma excelente opção para as empresas que precisam de um espaço a mais, que não possuem um lugar adequado para guardar seu estoque e ainda nos casos em que o espaço atual não consegue absorver os picos de demanda.

O que achou do nosso artigo de hoje? Já havia imaginado como o guarda volumes e a logística possuem relação entre si? Aproveite e saiba mais sobre o guarda volumes!