Como organizar uma quitinete e viver bem

Viver em uma quitinete exige organização, afinal um móvel a mais ou de tamanho desproporcional, podem transformar o ambiente e deixá-lo com aparência de bagunçado e desleixado.

É preciso saber organizar para deixar o pequeno ambiente aconchegante, prático e ao mesmo tempo decorá-lo.

Escolhendo dos móveis

 Sofás-camas são excelentes e oferecem praticidade, pois servem para sentar e dormir. Escolha um que tenha o melhor colchão possível para que suas noites de sono sejam tranquilas.

A utilização de baús como mesa de centro é uma opção para se obter espaço para guardar livros, roupas e outros objetos.

Bancos ou puffs acolchoados proporcionam lugares extras para se sentar e podem ser facilmente deslocados quando se precisa de espaço.

Invista em uma televisão de tela plana que possa ser pendurada na parede. Desta forma, evita-se a compra de uma mesa ou estante para usar como suporte da tv. Estantes podem ser utilizadas como divisórias do ambiente além de servir como peça de decoração e ser muito útil para guardar livros, fotos e outras utilidades. Se o espaço permitir, coloque uma pequena mesa e duas cadeiras para receber suas visitas e realizar suas refeições.

Armazenando seus objetos

Para guardar seus objetos, pode-se utilizar caixas decoradas e forradas. São ótimas para guardar roupas, equipamentos esportivos e outros objetos que não são usados diariamente. Invista em prateleiras para guardar livros, álbuns de fotos e pequenos objetos. Caixas de sapato mantém seus calçados limpos e podem ser empilhadas para economizar espaço. Se a quitinete tiver um closet, use cabides e organizadores para guardar vários objetos. Junte seus objetos de uso menos frequente e guarde-os em instalações próprias de armazenagem, chamadas guarda móveis.

Aproveite todo espaço

Para manter o piso arrumado e deixar o ambiente com ar mais aconchegante, instale prateleiras nas paredes e tetos para guardar livros, CDs e outros especiais. Utilize luminárias na parede e deixe o espaço no chão para outras coisas. No teto, utilize a luminárias já com ventilador de teto para poupar espaço nos dias quentes. Se o espaço permitir, utilize prateleiras modulares, do chão ao teto, para obter um espaço de armazenagem adicional.

Armários

Use e abuse de estantes e prateleiras. Na área da cozinha aproveite armários para guardar panelas e até prateleiras com caixas para guardar os acessórios de cozinha, ou utilize ganchos também. Utilize até o forno para guardar objetos maiores, como panelas e assadeiras. Já os banheiros costumam ser pequenos em quitinetes. Se houver um armário abaixo da pia, guarde toalhas e utensílios de higiene pessoal em recipientes de plástico com tampas. Instale prateleiras na parede para acomodar toalhas extras. Ganchos atrás da porta também ajudam a pendurar as toalhas.

Use sua imaginação e criatividade para criar espaços em sua quitinete. Caso não tenha espaço suficiente para suprir toda sua necessidade de armazenagem, conheça nossas soluções de armazenagem self storage.