6 dicas para guardar e preservar a prancha de surf sem nenhum arranhão

Todo surfista tem um carinho especial pela sua prancha, sabe que ela é a responsável por fazê-lo deslizar nas ondas e proporcionar momentos de muita adrenalina e alegria única para os amantes do esporte. Esse objeto que oferece instantes tão especiais, além de não ser barato, exige cuidados específicos. Não adianta comprar a melhor prancha ou aquela que parece ter sido criada para especialmente pra você e não tomar conta dela, não é mesmo? Para garantir a qualidade da sua prancha de surf, é necessário seguir alguns cuidados!

Neste post, separamos 6 dicas de onde guardar e como preservar a prancha de surf, evitando arranhões e danos. Confira a seguir:

Não deixe objetos sobre a prancha de surf

O surfista deve evitar ao máximo deixar qualquer tipo de peso posicionado sobre a prancha. Objetos podem arranhá-la e a até mesmo chegar a trincá-la, portanto, evite deixar qualquer tipo de carga sobre a prancha, principalmente objetos pontiagudos. Colocar muito peso sobre a prancha de surf pode causar também empenamentos, o que prejudica bastante o seu desempenho no mar.

Evite colocar uma prancha sobre a outra

As pranchas com parafina, quando em contato, podem acabar grudando uma na outra, e isso pode gerar consequências irreparáveis. Os danos podem parecer pequenos ou até serem imperceptíveis, mas podem alterar bastante o desempenho e a fluidez da prancha nas ondas.

Proteja sua prancha do sol

Sempre que for guardar a prancha ou quando não estiver usando o equipamento, evite ao máximo a exposição ao sol. Quando deixada no sol, a prancha pode amarelar, afetando assim sua estética. Com o tempo, a resina também pode ser danificada devido à exposição excessiva, deixando a prancha menos flexível, o que interfere bastante na sua performance.

Tenha cuidado na hora de retirar a parafina

Quando for o momento de remover a parafina da prancha, deixa-a no sol para que a parafina derreta, mas tome cuidado para que ela não permaneça exposta por muito tempo e sofra danos. Depois disso, use um raspador específico ou um cartão de plástico rígido para remover totalmente a parafina. Tenha cuidado, pois esse procedimento, quando feito de forma incorreta, pode arranhar a prancha. Após a completa remoção da parafina, use um pano úmido de forma suave para limpá-la totalmente.

Use uma capa de proteção

Na hora de guardar, coloque a prancha em uma capa para protegê-la contra impactos e arranhões. Mesmo com a capa de proteção, não se deve armazenar uma prancha sobre a outra a médio e longo prazo, pois isso pode causar pequenos empenamentos. Vale lembrar que, quando for transportá-la, o uso da capa de proteção é indispensável!

Dê a preferência por armazená-la em pé

Existem diversas formas de guardar pranchas, como em cabides, pedestais, escoradas ou penduradas na parede. Caso a prancha esteja sendo pouco utilizada ou caso você esteja apenas guardando-a para o futuro, opte por deixá-la em pé. Guardá-la desta maneira é a melhor forma de evitar empenamentos devido ao armazenamento.

Caso você não esteja usando sua prancha com frequência e não tenha muito espaço para armazená-la em casa, uma boa opção é contar com uma solução de self storage. Com o autoarmazenamento, você terá a certeza de que sua prancha de surf estará guardado com segurança e da melhor maneira possível, garantindo a sua durabilidade e performance nas ondas. Gostou da ideia? Então entre em contato com a Brasil Storage para saber mais!