4 dicas de gestão de estoque para reduzir os custos da sua empresa

Além dos colaboradores, o estoque geralmente representa um dos ativos mais substanciais de qualquer empresa. A boa gestão de estoque requer um equilíbrio delicado que, muitas vezes, é desafiador e difícil de ser alcançado.

Se você falhar em estocar suficientemente os “itens certos”, correrá o risco de não atender às demandas dos clientes. Todavia, armazenar “itens errados” pode fazer com que suas prateleiras fiquem cheias de mercadorias inúteis.

De qualquer forma, você contabilizará vendas perdidas ou acumulará despesas desnecessárias que podem corroer a lucratividade do seu negócio. Para mudar o rumo dessa história, ao longo deste artigo, apresentamos 4 excelentes dicas para organizar seu estoque e reduzir custos. Boa leitura!

1. Realize contagens completas periodicamente

É tentador manter certos produtos em estoque para o caso de haver um boom inesperado em sua procura. No entanto, essa estratégia leva ao excesso de estoque, gerando indesejáveis custos extras para sua empresa.

Quando foi a última vez que você realizou uma contagem profunda e completa das mercadorias existentes? Sim, esse processo pode ser realmente maçante e demorado. Porém, sem aplicar uma contagem precisa, você manterá produtos cujo único propósito será o de acumular poeira.

2. Livre-se do excesso de mercadorias

Sua contagem, provavelmente, encontrará algumas mercadorias em excesso. Simplesmente não faz sentido arcar com os custos relativos à manutenção de produtos que tenham pouca ou nenhuma chance de venda. Portanto, o mais razoável é livrar-se deles o quanto antes. Algumas ideias de como fazer isso incluem:

  • marque produtos indesejados como “obsoletos” e ofereça, aos clientes, promoções especiais para estimular as vendas dos itens selecionados;
  • estabeleça metas de vendas especificamente relacionadas a esses produtos e estimule os seus melhores vendedores com premiações e incentivos;
  • doe o excesso de estoque para uma instituição de caridade e registre os valores para deduzir impostos, desse modo, você reduzirá custos e ainda fará uma boa ação.

3. Adquira as quantidades certas

A sua gestão de estoque deve ajudar a orientar decisões relativas às quantidades que precisam ser compradas.

Sempre que possível, evite sucumbir a grandes descontos, pois eles tendem a gerar aumentos nos níveis de mercadorias estocadas, uma vez que itens de maior qualidade e demanda raramente são oferecidos via “descontos imperdíveis”.

O ideal é procurar sempre pelo melhor negócio, levando em consideração as quantidades mínimas que sua empresa precisa para operar com sucesso.

4. Configure alertas de reordenação

Obviamente, você não pode abrir mão dos itens mais populares entre os clientes. Como solução, considere a integração entre leitores de códigos de barras e um software de gestão de estoque.

Dessa forma, será possível programar o software para emitir alertas sempre que os níveis de mercadorias estocadas ficarem muito baixos.

Na verdade, é difícil, sobretudo para um gerente, se manter focado com tantas questões operacionais se sucedendo ao mesmo tempo. Tenha em mente que mercadorias que ocupam grandes espaços (enquanto também exigem atenção contínua) são as mais caras de se manter.

Uma gestão de estoque focada e eficiente permite que você priorize itens que apresentem maior probabilidade de serem vendidos e, consequentemente, gerem o retorno desejado sobre o investimento.

Gostou do post? Curta nossa página no Facebook e acompanhe as nossas atualizações e novidades que vão te ajudar a ter um maior controle do estoque e reduzir despesas!