3 dicas para guardar discos de vinil em perfeitas condições

Se você coleciona discos de vinil, certamente tem um grande apreço e carinho por sua coleção, não é mesmo? Pensando nisso, no post de hoje, preparamos dicas especiais para ajudar você a guardar discos de forma segura e organizada, para que sua coleção fique sempre em perfeitas condições, além de falar um pouco sobre a importância de conservar bem os seus vinis. Continue acompanhando e saiba mais!

Conservando seus discos de vinil

Mesmo com todo o cuidado, às vezes, seus discos serão afetados por gordura, poeira ou outras sujeiras. Mas como limpá-los sem causar estragos irreversíveis?

O trio detergente neutro + água filtrada + esponja macia não tem erro! Passe a solução de água e detergente (que deve ter bem mais água do que sabão) na esponja e use-a para limpar a área suja, bem delicadamente, com muito cuidado. É importante usar água filtrada, porque a da torneira pode conter partículas que podem estragar o disco. Depois de limpar, deixe o disco secar em pé, naturalmente, e guarde-o de volta quando ele estiver totalmente seco.

Muito cuidado para não molhar o selo na hora de limpar o disco! Outra dica de ouro é: jamais sopre perto do vinil para eliminar partículas. Não adianta nada e, pior ainda, você estará fazendo ainda mais estragos com suas gotículas de saliva.

Guardando os discos com segurança e organização

Para manter sua coleção de discos de vinil sempre segura, protegida e organizada para que você possa sempre encontrar o disco que quiser ouvir — ou apenas admirar tudo e curtir sua coleção —, é importante mantê-los sempre armazenados corretamente.

Procure encontrar um espaço organizado onde todos os seus discos possam ser guardados juntos. Isso ajuda muito a manter a coleção sempre em ordem, com os discos em segurança, e é uma opção muito melhor do que deixar alguns em cada cômodo da casa.

Você já deve estar cansado de saber disso, mas não custa nada relembrá-lo: os discos devem ser guardados sempre na vertical — empilhá-los na horizontal pode entortar ou mesmo quebrar os discos. Deixe a abertura da capa virada para a parede, pois isso diminui a entrada de sol e de poeira no disco.

Proteja os discos com plásticos protetores e, se algum disco estiver velhinho, com a capa danificada, faça os “curativos” necessários com durex ou papel contact antes de colocá-lo no plástico e guardá-lo na estante.

É importantíssimo que você armazene os discos longe da umidade, pois ela causa mofo e infestação de fungos e de traças, que comem os discos! Tudo o que você quer manter bem longe da sua coleção.

Cuidando da sua coleção

Além de especiais e preciosos, os discos de vinil também são muito bonitos. Por isso, uma ótima ideia é deixar os discos que você anda ouvindo ultimamente armazenados perto do seu toca-discos. Alguns móveis voltados para os amantes do vinil, inclusive, já possuem um espaço justamente para essa exposição.

E como ordenar os discos na estante ou armário? Isso depende exclusivamente de você, mas é importante ter um método. Pode ser por ano de lançamento ou por ordem alfabética (do título do álbum ou do artista), por exemplo.

Se o espaço na sua casa está pequeno para tantos discos, talvez valha a pena buscar armazenamento externo para sua coleção, como um box de self storage. Dessa forma, mesmo longe de você, seus discos ficarão protegidos, seguros e longe da poeira, do sol, da umidade e da bagunça — e você poderá visitá-los quando quiser!

E você, o que faz para conservar e guardar discos de vinil? Deixe seu comentário e aproveite para conferir também o nosso post sobre o que fazer com objetos e móveis que você herdou!