Qualidade de vida no trabalho: como melhorar?

Qualquer ofício fica muito mais produtivo quando os funcionários sentem-se bem no ambiente profissional. Quando o colaborador tem qualidade de vida no trabalho, ele fica estimulado a sempre ser melhor naquilo que faz. Portanto, é importante que o gerente proporcione eficiência na rotina de seus colaboradores.

Não se preocupe se não tem ideia de como resolver essa situação! Listamos 5 dicas de como melhorar o cotidiano em sua companhia. Acompanhe!

Capacite as lideranças

É fundamental treinar o profissional ao promovê-lo para outra ocupação. Por exemplo, se a empresa conta com um excelente analista de vendas, ao subi-lo para uma função gerencial, pode-se perder um ótimo funcionário. Por isso, é primordial capacitar cada um antes de mudá-lo de cargo.

Dê a ele a oportunidade de fazer cursos, workshops e treinamentos na área. Dessa maneira, se sentirá preparado para assumir com confiança seu posto.

Lembre-se que quando há ausência de habilidade da liderança, o resultado é uma equipe desmotivada, gerando improdutividade.

Dê feedback aos funcionários

Praticamente todo profissional almeja crescimento em sua área. E, portanto, o feedback frequente é importantíssimo para ele, pois serve como uma bússola para que descubra se está ou não na direção certa.

Isso o dará segurança de que está no caminho apontado pelo seu chefe e ainda aumentará sua autoestima, característica essencial para qualquer um.

Reconheça o trabalho do colaborador

É importante estimular seu funcionário elogiando-o e parabenizando-o por função realizada com sucesso. Todo indivíduo gosta de sentir-se motivado e isso aumenta a qualidade de vida no trabalho.

É muito comum que, na prática, aconteça ao contrário. O que significa que muitos superiores criticam seus subordinados na frente de todos devido às suas falhas.

Por isso, procure ressaltar seus atributos em público e caso tenha que criticar algo, faça-o privadamente, nunca com plateia.

Estimule a organização pessoal

A desorganização faz parte do cotidiano de grande parte das pessoas. Dessa forma, elas tendem a cumprir suas responsabilidades durante a hora do almoço ou do descanso.

Procure estimular — e exigir — seus colaboradores a se planejarem para a concretização das atividades. Isso garantirá mais eficiência e fará com que eles façam suas tarefas com mais agilidade e ainda melhor.

Melhore as condições de trabalho

Oferecer um espaço físico com móveis aconchegantes, espaços para circulação, luz, temperatura e acústica adequadas é importante para elevar a produtividade da companhia e proporcionar maior qualidade de vida no trabalho.

Para ajudar nesse sentido, você pode contar com o suporte de um Self-Storage, que vai permitir o armazenamento de diversos tipos de objetos, como documentos, mercadorias, equipamentos antigos, entre outros volumes. Assim, você deixa o ambiente de trabalho mais agradável e organizado, livre do acúmulo de materiais.

Proporcionar aos seus funcionários qualidade de vida no trabalho traz muitos benefícios para sua empresa, como maior lucratividade — já que colaboradores saudáveis tendem a produzir mais em sua função. Sem contar que ao ter uma melhor relação com eles, evita-se mal-entendidos que podem acarretar prejuízos para a companhia.

Nossas dicas foram úteis? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário!