Organização pessoal: esclarecemos 4 mitos para você

Diante da correria do dia a dia e de tantas tarefas que exigem nossa atenção, a organização pessoal frequentemente é deixada de lado, não é mesmo? Entretanto, é importante entender o quanto nossa produtividade e bem-estar são aprimorados quando nossos materiais de trabalho, pertences, escritório e lar estão em ordem.

Como a organização pessoal pode parecer algo impossível de ser totalmente integrado à rotina, diversos mitos surgem em torno dela. Mas, no post de hoje, vamos desmitificar esse assunto, mostrando que organizar seus arredores é muito mais simples do que parece. Continue a leitura e mãos à obra!

1. Já nascemos com a mania de organização

Ah, como seria fácil se isso fosse verdade! Entretanto, como você provavelmente sabe muito bem, não há nada mais comum do que deixar a bagunça acumular até que, quando você se dá conta, tudo está fora do lugar e o espaço se encontra um caos total.

Além disso, é fundamental aceitar que ninguém é totalmente organizado o tempo todo. Mesmo depois que você integre a organização pessoal à sua rotina, ainda terá que se esforçar para não deixar a bagunça tomar conta. A organização é um processo, não um objetivo que você alcança e pronto, acabou o trabalho.

Entretanto, você logo vai ver que o trabalho e a disciplina exigidos são “preços” justos a pagar pelos inúmeros benefícios que a organização traz a seu trabalho e vida pessoal!

2. Organização é um hábito caro

É claro que, assim como em muitos outros aspectos da vida, o dinheiro facilita as coisas. Mas nada que uma boa dose de criatividade e dedicação não resolvam!

Caixas de papelão e de sapato, materiais recicláveis, móveis usados e diversos outros recursos acessíveis podem ser usados (ou, melhor ainda, reutilizados) para proporcionar mais organização pessoal aos seus arredores.

3. É difícil encontrar tempo para ser organizado

Sim, começar a implementar a organização pessoal na sua vida é, inicialmente, algo que pode demandar bastante tempo. Além disso, como falamos antes, você precisará manter a dedicação constantemente para que a organização torne-se parte do cotidiano.

Entretanto, manter seus pertences organizados é muito, muito menos demorado do que arrumar toda a bagunça. Isso mesmo! Por mais que você deixe a organização pra lá, mais cedo ou mais tarde, o caos chegará a um nível tão absurdo que você não terá outra escolha a não ser arrumar tudo. Quanto mais tarde isso acontecer, mais demorado será!

Portanto, já que é para dedicar tempo e trabalho, é muito melhor fazer isso para manter sua vida e seu trabalho organizados do que para dar um jeito em uma bagunça absurda, não é mesmo? Afinal, guardar seus pertences no lugar depois de usá-los toma segundos e traz benefícios enormes a curto e longo prazo.

4. Ter organização requer muito espaço

A disponibilidade de espaço não é, necessariamente, um pré-requisito para uma boa organização pessoal. Afinal, há maneiras de otimizar o espaço no ambiente e, além disso, há muitas pessoas com espaço de sobra que não são capazes de manter suas coisas em ordem.

Estantes, caixas embaixo das camas, gavetas e outros recursos são algumas maneiras simples de aumentar o espaço disponível. Além disso, outra excelente estratégia para tanto é contratar um self storage.

Com ele, você terá um espaço extra para guardar seus pertences, deixando-os em segurança e longe de poeira ou umidade. Há diversos tamanhos de self storage, de acordo com suas necessidades, e você — só você! — tem acesso a ele sempre que necessário.

Se você precisa armazenar estoque de produtos para o trabalho, instrumentos musicais, itens esportivos, coleções, móveis ou outros pertences que não são utilizados com tanta frequência, o self storage possibilita que você possa guardá-los em segurança, liberando mais espaço na casa ou no escritório sem precisar se livrar de nada.

E então, pronto para investir na organização pessoal e revolucionar sua rotina? Tem outras sugestões ou dúvidas sobre o assunto? O que você guardaria no seu self storage? Deixe seu comentário e conte tudo pra gente!