Logística interna: descubra o segredo do McDonalds

O gerenciamento de uma empresa é uma tarefa que exige muito conhecimento e jogo de cintura. Dessa forma, um gerente de serviços precisa manter-se atualizado em relação às novidades do mercado e às exigências de seus clientes.

O bom funcionamento de seu processo produtivo depende de uma série de fatores, e a logística interna é um deles. Entretanto, alguns profissionais acabam tomando atitudes equivocadas e que colocam seus empreendimentos em maus lençóis, tanto por falta de conhecimento quanto de preparo.

Por isso, no nosso post de hoje, você vai aprender um pouco mais sobre esse assunto. Além disso, você vai ver como o exemplo de sucesso do McDonald’s pode mudar a sua forma de atuação. Tenha muita atenção em sua leitura e aproveite!

Qual a importância da logística interna

A logística interna é um conceito que traduz o fluxo de pessoas, materiais e objetos em uma empresa. Em outras palavras, ela é responsável pela organização das movimentações físicas e de todas as suas operações de apoio.

Nessas horas, todas as etapas de seu processo produtivo devem ser levadas em consideração, como:

  • chegada de materiais;

  • estocagem de produtos;

  • expedição de pedidos;

  • abastecimento da linha de produção;

  • paletização;

  • etiquetagem.

O suprimento, a produção e a distribuição só acontecem de maneira correta quando você realiza um planejamento e um cronograma baseados em suas dependências físicas e na produtividade de sua equipe. Com a logística interna, você consegue se preparar com eficiência, sem deixar atividade alguma para trás.

Como você pode perceber, a logística interna é fundamental para o funcionamento de um empreendimento. Ao utilizá-la, você pode prestar um serviço de qualidade, sempre levando em consideração as demandas de seus clientes e seus prazos de entrega.

Como o McDonald’s faz a gestão de suprimentos

O McDonald’s é um dos gigantes da economia mundial e está presente na maioria dos países. Administrar uma estrutura empresarial tão complexa exige muito de seus gestores e diretores. Entretanto, é possível aprimorar essas funções com o uso de ferramentas e estratégias eficientes.

Em vista disso, ele conta com uma frota exclusiva de veículos equipados com equipamentos modernos para fornecer as informações de suas entregas.

Também há a presença de uma equipe especializada que utiliza um sistema integrado para acompanhar tudo o que acontece. Os pedidos realizados são processados e alimentam esse sistema, fazendo com que o abastecimento e a distribuição de produtos ocorram com perfeição.

Ao trabalhar em escala global, o McDonald’s precisa de uma infraestrutura e uma equipe de trabalho preparadas para superar seus desafios e obstáculos. Porém suas ideias podem ser aplicadas em qualquer tipo de empreendimento, a fim de garantir a qualidade em todos os pontos de abastecimento.

Quais medidas você deve adotar em seu dia a dia

Após conhecer a relevância desse conceito e como um exemplo pode ajudá-lo a vencer barreiras, chegou o momento de você aprender algumas medidas a serem utilizadas em sua rotina de trabalho.

Invista em infraestrutura

O uso de novas tecnologias é fundamental para o sucesso de uma empresa, e não poderia ser diferente para a logística interna. Assim como no exemplo do McDonald’s, você deve investir em sua infraestrutura empresarial, como:

  • adquirindo um software de gerenciamento logístico;

  • treinando colaboradores;

  • realizando a manutenção em seus equipamentos.

Lembre-se também de analisar sua cadeia de suprimentos e encontrar os gargalos financeiros e operacionais que atrapalham seu desempenho. Ao se deparar com esses problemas, tome decisões eficientes e que melhoram a performance da gestão.

Terceirize as etapas da cadeia de suprimentos

A terceirização é uma ótima ideia para quem quer economizar recursos e garantir a qualidade em suas atividades. Isso acontece, pois, com ela, você conta com uma equipe especializada em todas as operações que você necessita.

Assim, os custos operacionais são reduzidos, já que você não precisa se preocupar com o pagamento da folha de salários desses funcionários. Não se esqueça também de que a formação de uma equipe interna onera muito mais seu orçamento financeiro do que a realização de um contrato de terceirização.

Outro benefício direto para sua cadeia de suprimentos é a possibilidade de expandir negócio de forma estruturada. Consequentemente, os processos internos são mais fáceis de ser planejados e colocados em prática. Além do mais, você pode manter-se concentrado e focado em outras funções mais importantes de sua gestão.

Compreenda todas as fases de seus procedimentos

Como dito anteriormente, todas as etapas do processo produtivo precisam ser analisadas e aprimoradas. Para que isso aconteça, um gerente de sucesso deve aplicar seus conceitos de logística interna em termos de armazenagem, expedição e contabilização de produtos.

À medida que seu empreendimento crescer, você deve adaptar suas soluções e estratégias para que a situação não saia do seu controle.

Utilize o self storage

As movimentações em sua logística interna precisam ser acompanhadas e monitoradas a todo momento, não é mesmo?

Dessa maneira, o espaço físico de sua empresa precisa estar livre para o fluxo de pessoas e de mercadorias. Então, produtos, documentos, móveis e equipamentos que não são utilizados com frequência podem ser armazenados em um self storage.

Nesse tipo de serviço, você tem toda a liberdade para armazenar tudo aquilo que achar preciso. Ao utilizá-lo, é possível otimizar a organização dos processos e facilitar a realização das atividades em sua empresa.

A qualquer momento que julgar ser necessário, você pode acessar o que foi armazenado de maneira rápida e fácil. Assim, seu tempo de trabalho é otimizado e sua equipe conta com um espaço organizado e pronto para a realização de suas atividades.

A aquisição de novos clientes e o ganho de notoriedade no mercado são objetivos fundamentais para o sucesso de uma empresa.

Desse modo, a logística interna torna-se essencial para manter todas as atividades em funcionamento, fazer com que seu processo produtivo não seja paralisado, reduzir custos e aumentar a produtividade de todos. Então, para sair na frente de seus concorrentes e atender aos pedidos de seus consumidores, você deve aplicá-la em sua rotina de trabalho.

O self storage é uma ótima solução para quem quer manter a logística interna funcionando com perfeição e assegurar a qualidade dos serviços.

Agora, assine a nossa newsletter e fique por dentro dos melhores conteúdos sobre o mercado logístico que vão aprimorar suas estratégias de armazenagem!