Saiba como ser um gerente de sucesso

Para ter um alto desempenho nas atividades da empresa, não basta contar com um time inteligente, é indispensável saber liderar, organizar e encontrar soluções. Esse é o papel do gerente, que deve ter sempre uma postura adequada ao seu trabalho.

Há sempre a dúvida: como ser um gerente de sucesso? Hoje desenvolvemos um post que vai te ajudar com essa questão. Continue lendo nosso conteúdo e descubra algumas dicas para você se tornar um referencial dentro da sua empresa. Boa leitura!

1. Seja um animador de pessoas

Não falo de contar piadas, mas de despertar o brilho nos olhos dos seus subordinados. Um bom gerente sabe motivar sua equipe de trabalho, mesmo em épocas difíceis.

Essa talvez seja a maior diferença dentre os líderes bem-sucedidos e os mal sucedidos. Gerentes que desenvolvem essa habilidade, mesmo que sejam mais rudes em alguns momentos, conseguem cativar sua equipe, despertando o melhor em cada integrante.

Para isso, comece a ser mais otimista, convide sua equipe para um momento de descontração, seja mais empático, mostre as oportunidades que existem e seja sempre um exemplo no trabalho.

2. Seja preciso no que deseja

Alguns colaboradores parecem saber trabalhar sem metas, porém a maioria necessita de indicadores de desempenho para realizar suas atividades diárias. Assim, se você não tem a habilidade de mensurar o que deseja, provavelmente não terá os melhores resultados.

Então é importante ser claro quanto aos objetivos do seu departamento, determine essas metas em números, percentuais ou qualquer outra forma que faça sua equipe entenda o que deseja.

Além disso, seja mais preciso também nos seus discursos. Quando marcar uma reunião, tenha a pauta já montada, pontuando as principais questões para não esquecer. Seja franco e mostre o que (e por que) precisa ser melhorado.

3. Seja um solucionador de problemas

Independente da sua área de atuação, solucionar problemas sempre será uma das suas principais atividades. Seja a falta de espaço no depósito, problemas com atraso nas entregas, impostos não lançados ou conflitos entre os membros da sua equipe — mas sempre vai existir um problema, tenha certeza!

Assim, saber solucionar conflitos é indispensável. A gestão de conflitos envolve ao menos três principais momentos: antes, durantes e depois do problema. O ideal é que você se posicione o mais breve possível, evitando que a “chama” se alastre.

4. Seja organizado em suas atividades

Como ser um gerente de sucesso se você não consegue nem mesmo manter seu ambiente de trabalho organizado? Para alguns isso é difícil, porém, é tão importante que as maiores empresas do mundo já possuem a organização como parte de sua cultura.

Muitos colocam a desculpa da bagunça na falta de espaço, mas esse argumento não pode ser usado, afinal, hoje existem espaços extras que podem ser alugados para guardar tudo o que precisar, com segurança e praticidade.

Ser organizado é importante por diversos motivos, dentre eles: nunca perder documentos realmente importantes e passar uma boa imagem do negócio.

Agora que você já sabe como ser um gerente de sucesso, entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar nessa missão!