Acumulação Compulsiva: como lidar com esse problema

Entenda o que é a acumulação compulsiva e como diagnosticá-la, além de descobrir alternativas práticas e saudáveis para lidar com esse transtorno psíquico.

 

Livros, jornais, revistas, papéis, discos, roupas e até mesmo objetos quebrados e estragados amontoados pela casa inteira: esse é um quadro típico de acumulação compulsiva.

Esse transtorno psíquico é conhecido pelos psiquiatras como disposofobia — o medo de jogar coisas fora, mesmo que elas sejam insalubres, inseguras ou simplesmente não tenham mais qualquer utilidade.

É diferente do colecionismo normal. O hábito de colecionar itens de determinada categoria por hobby ou paixão não é considerado uma doença.

Esse hábito só se transforma em doença quando, progressivamente, o ato de acumular itens vira uma obsessão, passando a interferir na rotina e nas relações sociais e familiares da pessoa.

 

Como identificar e tratar um transtorno de acumulação compulsiva?

Alguém que inutiliza vários cômodos da casa guardando quinquilharias das mais diversas categorias é um acumulador. No entanto, somente um profissional especializado, como um médico psiquiatra, é capaz de fazer o diagnóstico correto.

Além disso, esse profissional saberá identificar as associações do transtorno para cada caso — que podem estar ligadas a outras doenças como TOC, ansiedade, estresse, bipolaridade, depressão e esquizofrenia — e, então, indicar o tratamento adequado, que consiste basicamente em aliar medicações e terapias cognitivo-comportamentais.

 

O self storage pode ajudar no tratamento e na rotina dos acumuladores

No processo de tratamento da acumulação compulsiva, o acumulador precisa se desfazer da grande maioria dos seus objetos, e os momentos de decisão sobre o que vai e o que fica podem ser muito perturbadores para essas pessoas.

Uma alternativa para abrir espaço no lar dos acumuladores é mover alguns desses objetos para um self storage enquanto ele passa por esse processo de decisão difícil. Conte com a Brasil Storage, é simples:

  • Alugue um box do tamanho que precisa, o espaço é privativo e só você tem a chave.
  • Seus objetos ficam em total segurança: monitoramento de câmeras e sistema de alarme de uma empresa conceituada.
  • Você tem o respaldo dos seguros contra roubo e incêndio.
  • Os boxes são dedetizados regularmente contra pragas, roedores e mofo.

Essa opção é recomendada para os objetos que tenham mais valor afetivo e até mesmo financeiro. Guardá-los por um tempo no self storage ajuda a pensar melhor sobre o que fazer com eles: livros, móveis, discos, obras de arte, louças e porcelanas, colecionáveis e muito mais.

Entre em contato com a Brasil Storage e conheça nossas opções de boxes. Esperamos por você!

_________________________________________________________________________

Artigo publicado em 26/05/2017 e atualizado em 25/06/2021