Como ensinar o filho a manter a casa organizada?

Quem tem crianças em casa sabe o quanto é difícil manter a casa organizada. Os pequenos são uma verdadeira “máquina de bagunça” e ensiná-los a arrumar seus pertences é uma tarefa árdua, que deixa muitos pais de cabelo em pé.

Foi pensando neste problema que escrevemos este artigo. Nele, você descobrirá tudo o que precisa saber para ensinar o seu filho a ser responsável e ajudar na organização da casa. Confira!

Ensine-o a arrumar seus pertences

Ensine-o desde cedo a arrumar suas próprias coisas. Crianças a partir dos 2 anos já são capazes de ajudar em tarefas simples. Você pode começar com os seguintes itens:

  • Ensine-o a separar roupas limpas das sujas e guardá-las em seus devidos lugares;
  • Marque um dia para que ele ajude a organizar o próprio guarda-roupa, mostrando como usar as gavetas, cabides e sapateira;
  • Peça para que sempre guarde seus brinquedos após o uso no local adequado;
  • Incentive-o a arrumar sua cama todos os dias logo após acordar.

Crie uma rotina para a criança

É importante ensinar o pequeno a respeitar os horários e momentos dedicados a cada tarefa.

Criar uma rotina para a criança, fazendo com que ela respeite o horário de dormir, acordar, brincar, comer, ver TV e estudar, é fundamental para que ela saiba separar as obrigações do lazer.

Seja um exemplo para seu filho

Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço. Tome cuidado para que essa frase não se torne verdadeira em seu lar. A criança precisa de exemplos e é você quem deve dá-los.

De nada adianta brigar e se descabelar para manter a ordem na casa se você mesmo não faz isso. Por isso, antes de dar as ordens, mostre os exemplos. Diga ao seu filho como mantém seu quarto e seus pertences organizados e mostre a ele os demais cômodos da casa, exemplificando a organização de cada um.

Estimule o desapego aos bens materiais

Quanto mais brinquedos seu filho tiver, mais difícil será para ele mantê-los organizados. Portanto, estimule o desapego em sua casa. Incentive-o a doar aqueles brinquedos que não gosta mais, isso pode ser feito uma vez ao ano ou sempre que ele ganhar um brinquedo novo.

Outro ponto a ser observado é que criança costuma guardar pecinhas de brinquedos quebrados, estimule-a a jogá-las fora.

Faça com que a organização seja divertida

Para uma criança, qualquer atividade pode ser fonte de diversão. Saiba usar a criatividade dela ao seu favor e faça da organização uma tarefa divertida.

Desafios como “Quem consegue guardar mais brinquedos?” ou “Quem guarda os brinquedos mais rápido?”, por exemplo, são boas formas de despertar o interesse da criança na tarefa.

Utilizar brincadeiras lúdicas também é uma ótima opção. Crie histórias em que, por exemplo, a caixa de brinquedos é um enorme dragão faminto que vocês precisam alimentar com os brinquedos ou algo do gênero.

Assim, a tarefa será um momento prazeroso e seu filho vai adquirir o hábito de organizar seus pertences com mais facilidade.

Saiba manter o equilíbrio

Tudo em excesso é prejudicial, inclusive a organização. Crianças brincam e fazem muita bagunça, e isso é importante para o desenvolvimento delas.

O excesso de ordem pode torná-las pessoas extremamente perfeccionistas e desencadear neuroses e problemas na vida adulta. Por isso, saiba permitir alguns momentos de bagunça, o importante é cuidar para que isso não se torne um hábito.

Essas foram as nossas dicas para lhe ajudar a ensinar seu filho a manter a casa organizada. E você, conhece alguma outra dica que ficou de fora do nosso artigo? Conte nos comentários!