Como guardar obras de arte com segurança?

Com toda a justiça, a localização ideal para as obras de arte é onde possam ser vistas e apreciadas. No entanto, as circunstâncias podem exigir que elas sejam guardadas em outro lugar por um período de tempo. Saber como armazenar as peças e embalá-las para serem guardadas, é importante para evitar danos.

Além dos bancos, já tradicionalmente conhecidos por serem locais seguros para bem preciosos, uma opção de armazenamento para itens sensíveis, como as obras de arte, são as unidades de self-storage. Enquanto algumas pessoas poderiam argumentar que estas unidades não oferecem os recursos necessários para armazenar itens frágeis, a verdade é que com um pouco de cuidado e consideração, é realmente muito fácil proteger obras de arte.

A seguir estão algumas dicas sobre como preparar trabalhos artísticos com segurança para o armazenamento de longo prazo. Vamos lá?

Como preparar as obras de arte para o armazenamento

Dada a natureza das pinturas, bem como o valor de alguma destas obras, é altamente recomendável o aluguel de uma instalação de armazenamento que pode garantir a segurança adequada. Uma vez que você encontrou uma instalação confiável, você pode, a fim de garantir segurança extra, solicitar a instalação de sistema de segurança com câmeras no seu box, por exemplo.

Além disso, procure saber sobre o tráfego humano em torno do perímetro do edifício. Quando se trata de armazenar arte, as melhores unidades são aquelas encontradas em áreas isoladas, com tráfego mínimo.

Como manter uma obra de arte de forma segura arte em uma unidade de armazenamento

Como você provavelmente já deve imaginar, obras de arte devem ser sempre armazenadas em unidades com controle de temperatura. Nesse caso, você precisa conversar com a empresa que fará a guarda dos seus bens sobre as suas necessidades de climatização.

Expor telas frágeis ao calor e umidade faz com que elas apertem, estiquem ou afrouxem, criando rachaduras e descamação das pinturas com o tempo. Para evitar danos resultantes de variações temperatura e umidade, certifique-se que a unidade tenha uma temperatura regulada em 22ºC.

Preparação e conservação das obras de arte

Como a arte é frágil e suscetível a danos, utilizar placas de apoio e chapas de fibra para suportar as coberturas, seja o plástico bolha, cobertor ou o papel silicone é algo obrigatório. O plástico deve ser evitado, apesar de seu preço altamente atraente. É preferível usar um pano grosso, mas respirável.

Dependendo do valor da peça, você pode até considerar investir em cantos de papelão de qualidade para o quadro. Ao colocar o estofamento na parte da frente e de trás da tela, seja extremamente cuidadoso e não deixe que o material entre em contato com a superfície da pintura.

Cobrir a arte significa proteção extra

Tome nota que o preenchimento precisa garantir a ventilação adequada, caso contrário há o aumento do risco de rachaduras. No caso de armazenamentos por longos períodos, recomenda-se a levar as peças para serem exibidas em uma base regular. A aeração ocasional evita acúmulos de umidade, bem como mofo e bolor em longo prazo.

A arte é melhor armazenada fora do chão e em pé

As peças devem sempre ser armazenadas em pé e fora do chão para evitar possíveis danos devido à pressão. Como regra, evite colocar a obra de arte diretamente no chão, porque há chance de absorver umidade.

Faça um seguro de proteção

Apesar de todas as precauções que você possa ter, sempre uma chance de algum dano. A melhor proteção para este tipo de eventos imprevisíveis é fazer com que as suas obras de arte estejam cobertas por uma apólice de seguro. Se você já tem a arte coberta dentro de sua casa, entre em contato com a seguradora e descubra os detalhes da transferência de local.

Instalações de armazenamento de renome oferecem políticas e cobertura especial para estas situações particulares. É importante manter um inventário, tirar fotos de cada peça e obter um valor de avaliação dos seus bens.

Ficou com alguma dúvida? Tem dicas sobre armazenamento e conservação de obras de arte? Utilize os comentários e venha conversar conosco!