Como guardar e preservar equipamentos eletrônicos com pouco uso?

Seja em casa ou no escritório, todo mundo tem aqueles equipamentos eletrônicos estão encostados em algum canto. Além de ocupar espaços que poderiam ser melhor utilizados, deixar os aparelhos em qualquer lugar pode comprometer o funcionamento deles a longo prazo.

Hoje, vamos mostrar a melhor forma de guardar os seus equipamentos eletrônicos de forma segura, para garantir sua durabilidade. Acompanhe!

Lugares secos e frescos

Um dos fatores que diminui a vida útil de equipamentos eletrônicos é a influência do ambiente em que ficam guardados. Na hora de escolher o lugar onde guardar seus aparelhos, opte sempre por lugares secos e frescos, evitando ambientes como porão e sótão. A umidade pode oxidar os componentes internos do equipamento, enquanto variações de temperatura podem danificá-los.

Mantenha os eletrônicos longe do sol

Luz solar pode danificar objetos, como instrumentos musicais e eletrodomésticos e, no caso de eletrônicos, não poderia ser diferente. A radiação solar pode prejudicar a parte externa do aparelho, comprometendo sua aparência. Além disso, a forte incidência solar submete o dispositivo a variações de temperatura bruscas, prejudicando também a sua durabilidade.

Cuidado com a água!

Tão fundamental na nossa vida, a água é a principal inimiga dos aparelhos eletrônicos. O contato com líquidos vai causar curto-circuitos, além de oxidação. Não guarde seus dispositivos em locais que podem ser inundados ou atingidos por chuvas, e evite colocá-los no chão para que não sejam atingidos por ela.

Não deixe a poeira pegar seus equipamentos eletrônicos

Outro fator que danifica e muito os aparelhos é a poeira. Além de danificar a parte externa, a poeira também pode atrapalhar o funcionamento, principalmente de componentes frágeis, como computadores. A poeira também pode se acumular nas saídas de ar dos equipamentos, causando superaquecimento.

Embale tudo corretamente

O ideal é que, mesmo nas condições favoráveis, os equipamentos eletrônicos sejam guardados em caixas. Isso garante que eles sejam transportados e movidos com segurança, além de protegê-los melhor contra as influências externas. Se possível, utilize as próprias caixas em que os aparelhos vieram.

Assim como em mudanças, é importante também que eles não se movam dentro das caixas, pois dessa forma o que poderia protegê-los irá danificá-los ainda mais. Preencha os espaços vazios com isopor, estopa ou jornais. Também vale reforçar a segurança com o bom e velho plástico bolha

Atenção especial para os cabos

Muitas vezes, os fios de um aparelho são o que causam mal funcionamento. Isso porque eles podem ter sido danificados no momento do armazenamento. Pode-se evitar isso com alguns cuidados na hora de guardar seu equipamento eletrônico.

Evite dar a voltas com o cabo em torno de partes muito pequenas, como fontes ou controles de videogame: a melhor opção é sempre circular os cabos em raios maiores e mantê-los juntos com fita adesiva por exemplo. E o mais importante: nunca tente dobrá-los!

Mantenha os equipamentos eletrônicos desligados

Caso você vá guardar os seus aparelhos em casa, mantenha-os sempre desligados da tomada ou fontes de energia, para evitar picos elétricos, que podem causar danos sérios nos circuitos do aparelho. No caso de equipamentos que usam baterias, é interessante retirá-las antes de guardar, o que garante uma durabilidade maior.

Opte pela segurança dos self storages

Na maioria das vezes, falta o espaço necessário para armazenar esses equipamentos eletrônicos com pouco (ou nenhum) uso em casa ou no escritório. Nesses casos, considere utilizar o self storage. Essa solução oferece boxes privativos, construídos para guardar adequadamente qualquer objeto, oferecendo todas as condições ideais de temperatura e efeitos externos (salvo algumas restrições como bens perecíveis).

Essa é uma opção segura e que respeita a privacidade do cliente, já que apenas ele tem a chave do box onde estão guardados os seus pertences. Os espaços são sob medida, de acordo com as necessidades dos usuários. Para saber mais sobre o self storage, acesse o site da Brasil Storage!

Saber preservar os seus equipamentos eletrônicos de pouco uso é essencial. Dessa forma você pode usá-los por mais tempo e na hora que você mais precisar, sem falar no prejuízo que pode ser evitado.

Agora você já conhece a melhor forma de armazenar seus equipamentos eletrônicos, confira nossas dicas para conservar seus móveis!