Entenda a relação entre qualidade de vida e organização

Quem não tem uma vida corrida hoje em dia? Muitas pessoas têm a impressão de possuir menos tempo do que o necessário para todas as suas tarefas, o que pode até ser verdade. Mas a nossa falta de tempo na maior parte das vezes é culpa da nossa própria falta de organização, que nos impede de aproveitar melhor o dia a dia e perder oportunidades de se tornar mais produtivos e felizes.

Aparentemente, a natureza humana tende a ser bagunceira e desorganizada. Mas não se pode negar que a organização nos faz bem, pois ela tem papel fundamental na melhoria da nossa qualidade de vida, mudando positivamente até mesmo a nossa relação com as outras pessoas e com o mundo ao nosso redor.

Entenda a relação entre qualidade de vida e organização, e conheça as vantagens de colocar cada coisa em seu devido lugar – na sua casa e também no seu dia a dia:

Porque a organização melhora sua qualidade de vida

Queremos que você entenda de verdade porque ser organizado faz a pessoa viver melhor, e trouxemos exemplos bem práticos para isso:

Vantagens de ser organizado

·         Aproveitar melhor seu tempo

Ser organizado significa gastar menos tempo em todas as tarefas, seja em casa ou no trabalho. Isso inclui guardar, limpar e reorganizar as coisas depois; a organização é um ciclo positivo que se realimenta a medida que é praticado. Ter tudo em seu devido lugar economiza tempo nas coisas grandes e pequenas, e até se arrumar para uma festa fica mais rápido para quem tem tudo organizado.

·         Gastar menos dinheiro

A organização diminui a perda e esquecimento de objetos, que vão desde pequenas moedas até molhos de chaves, documentos e outras coisas importantes – e caras. Além disso, você não corre o risco de comprar coisas que não se lembrava de que tinha, ou pensava que não tinha mais, o que acontece mais frequentemente do que você pensa.

·         Decoração e aproveitamento de espaços na casa

Este é um dos benefícios mais óbvios de ser organizado. Casas desorganizadas parecem ter muito mais coisas dentro delas do que têm na verdade! Isso sem falar que é impossível decorar um ambiente bagunçado.
Designers de interiores e decoradores têm como missão não apenas projetarem espaços bonitos e elegantes, como também precisam garantir a sua praticidade e melhor aproveitamento de cada espaço disponível. Isso significa que, para ter uma decoração bacana e uma casa mais bonita e agradável, é preciso ter bastante organização envolvida.

Defina prioridades e organize sua vida

Às veze, é preciso encarar uma triste verdade: mesmo com tudo organizado, muitas coisas não têm lugar na sua casa. Neste momento, é preciso entender o que deve ser guardado em outro lugar, ou até mesmo doado, e o que vai para o lixo.

Itens de valor sentimental ou familiar nem sempre se encaixam no seu novo momento de decoração e de organização, mas isso não significa que você precisa vender ou até mesmo dar o item para alguém. Existem opções de self storage para guardar o que não couber mais na sua casa (e muito mais), ou o que você quer organizar melhor, em um lugar específico para isso.

Lembre-se: menos é mais. Viva com uma quantidade de coisas ao seu redor e deixe tudo bem organizado para ser mais feliz e leve. Sua qualidade de vida agradece!

Você acha que ser desorganizado atrapalha a qualidade de vida da pessoa ou acredita que é possível viver bem sem ligar muito para a organização? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo!