O que é técnica 5S e como ela pode ajudar minha empresa?

A organização é uma dificuldade muito comum nos dias de hoje, tanto para pessoas físicas quanto para empresas. Por conta disso, a busca por soluções que resolvam ou ao menos melhorem esse problema é constante. E, diante dessa realidade, a técnica 5S pode ser de grande valia.

Essa metodologia está ganhando espaço nos mais diversos setores e se baseia em cinco palavras japonesas, cujas iniciais justificam o nome do programa. É ferramenta simples, mas eficaz, que pode trazer diversos benefícios para o seu negócio. Confira o conteúdo a seguir e aprenda tudo sobre o tema:

O que é a técnica 5S?

A técnica 5s se baseia em cinco palavras japonesas: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Numa tradução para o português, esses termos representam alguns “sensos” que as pessoas precisam ter para conquistar sucesso de diversas formas. São eles: os sensos de utilização, de organização, de limpeza, de saúde e de autodisciplina. Compreenda-os melhor a seguir:

1. SEIRI – Senso de Utilização

O SEIRI diz respeito à utilização inteligente de materiais, equipamentos e ferramentas, preconizando o equilíbrio e o uso racional de todos os recursos. Ele indica que devemos evitar o desperdício e precisamos ter uma visão estratégica nas nossas escolhas.

Entre as vantagens de aplicar o SEIRI está o ganho de espaço no estoque, menores custos de manutenção, facilidade na limpeza, redução de custos e adequação do ambiente para os outros conceitos 5s.

2. SEITON – Senso de Organização

O SEITON diz sobre a importância de deixar todos os itens disponíveis e acessíveis facilmente. Isso é conquistado com a fixação de padrões e, nos dias de hoje, por meio de ferramentas tecnológicas de controle.

Outro modo de fazer isso é com o uso de etiquetas, estantes inteligentes e painéis. Com cada artigo em seu local específico, a empresa economiza tempo, reduz os custos e ganha mais segurança nas suas operações.

3. SEISO – Senso de Limpeza

O SEISO define a importância de manter a limpeza em dia, algo que muitas empresas e e-commerces não fazem com maestria atualmente. Infelizmente, não é raro receber um produto sujo ou empeirado e isso pode minar a reputação de uma marca com o seu cliente.

É fundamental manter o asseio de estantes, embalagens, armários, gavetas e do ambiente como um todo. Resíduos e objetos estranhos ao local devem ser prontamente eliminados. Isso cria um ambiente saudável e agradável e reduz as chances de acidentes.

4. SEIKETSU – Senso de Saúde e Padronização

O SEIKETSU dispõe sobre a fixação de padrões de cores, iluminação e informações de um modo geral. Ele abrange também o conceito de saúde, orientando sobre a importância do bom estado de salas, banheiros, refeitórios etc.

Sua finalidade, em linhas gerais, é dar condições para que os outros conceitos da técnica 5s funcionem adequadamente e evitar problemas que afetem a produtividade ou o bem-estar dos colaboradores.

5. SHITSUKE – Senso de Autodisciplina

Por fim, o SHITSUKE fala sobre o comprometimento pessoal para com as etapas anteriores, orientando sobre os padrões morais e éticos de cada pessoa. Um ambiente autodisciplinado proporciona a realização eficaz de tarefas e a melhor compreensão da importância de cada funcionário para o êxito do negócio.

A convivência a técnica 5s leva os indivíduos à compreensão do seu papel dentro da organização e os torna parte dos resultados alcançados.

Qual a relação entre a técnica 5S e Self Storage?

A técnica 5S apresenta vários itens e conceitos que todas as empresas que anseiam pelo sucesso precisam conquistar. Dentro desse contexto, o Self Storage surge como uma solução única, que permite uma melhor organização dos materiais e também um acondicionamento perfeito, aumentando a sua durabilidade.

Além disso, qualquer organização ou escritório pode experimentar um benefício importante ao alugar um box: o aumento da área útil. Ao desocupar um espaço que seria destinado para o acervo ou estoque, é possível deixar o local mais adequado para os funcionários ou até mesmo investir em um novo ambiente de convivência.

Gostou de conhecer a técnica 5s? Então confira também esse artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o Self Storage!