Memória organizacional: saiba por que e como preservá-la

No mundo corporativo, a história das empresas tem um nome: memória organizacional. Neste artigo, você confere a importância da conservação de dados, informações e materiais importantes para a preservação dessa memória.

Memória Organizacional são todos os dados, informações, documentos, conhecimentos e ações criados durante a existência de uma empresa. Todos esses elementos dão às organizações seus aspectos singulares que ajudam a formar cultura organizacional e identidade.

E esse verdadeiro acervo de recordações precisa ser preservado de alguma forma, afinal, é história pura!

Como preservar os elementos da memória organizacional?

A estratégia ampla para preservar a memória organizacional de uma empresa consiste em dois tipos de armazenamento: o físico e o virtual. Ou seja, encontrar soluções de armazenagem para tudo que irá ocupar espaço físico e soluções de digitalização de arquivos que possam se armazenados em ambiente digital.

O primeiro passo é separar todos os itens da memória organizacional entre essas duas categorias.

Armazenamento de memória organizacional digital

Documentos, fotos, apresentações, catálogos, certificados e artigos destas categorias podem ser digitalizados para que não ocupem espaço físico e ainda possam ser preservados.

A princípio, é um trabalho muito manual e pode levar algum tempo dependendo da quantidade de material a ser escaneado, digitalizado e armazenado em ambiente virtual (pen-drive, nuvem, etc.), mas os benefícios são compensadores:

– Ganho de espaço físico.

– Maior organização para futuras consultas.

– Evita perdas e danos que podem acometer papeis (mofo, umidade, pragas, etc.).

Armazenamento de memória organizacional física

Móveis, equipamentos eletrônicos, objetos decorativos, placas comemorativas, quadros e, em alguns casos, documentos e fotos configuram memória organizacional física e precisam ser armazenados em espaço físico apropriado para que se mantenham preservados pelo maior tempo possível.

Como podem ocupar muito espaço, muitas vezes não é viável guardar esses objetos na própria empresa. O ideal é buscar uma solução de armazenagem externa que ofereça condições ideais de preservação. É aí que a empresa pode contar com um self storage!

Conte com a Brasil Storage e os benefícios de armazenar memória organizacional física no nosso self storage

Ao contar com o self storage da Brasil Storage, sua empresa pode alugar um box como pessoa jurídica do tamanho que necessitar e nele armazenar todo o tipo de memória organizacional física com toda a segurança.

  • O box é privativo e só quem possui a chave pode acessá-lo.
  • Os objetos ficam em total segurança: monitoramento de câmeras e sistema de alarme de uma empresa conceituada.
  • Você tem o respaldo dos seguros contra roubo e incêndio.
  • Os boxes são dedetizados regularmente contra pragas, roedores e mofo.

Com a Brasil Storage, a memória organizacional física da sua empresa é armazenada e preservado com toda a segurança e cuidado que ela merece.

Acesse www.brasilstorage.com.br, conheça nossas opções e alugue seu box. Esperamos por você!