5 dicas para não errar no gerenciamento de estoque

Uma boa gestão de estoque é fundamental para que a empresa consiga atender sua demanda de vendas e não tenha prejuízos com desperdícios e perdas. Porém, para que essa gestão seja mesmo eficaz, é necessário seguir algumas premissas de organização e controle.

Confira a seguir algumas delas e saiba como minimizar seus riscos!

Faça previsões

Analise o seu histórico de vendas e faça uma previsão a respeito do que esperar de demanda no período. Avalie também quais são as perspectivas do mercado e se por acaso existe alguma sazonalidade que possa interferir na procura e causar picos na demanda — seja de queda ou alta.

Isso ajuda a identificar com maior assertividade as quantidades de mercadorias que precisam ser adquiridas com os fornecedores, evitando, assim, faltas ou excessos que podem gerar prejuízos.

No caso de um pico na sazonalidade, em que a quantidade de itens é aumentada, vale a pena contar com um self storage para armazenar os itens excedentes ou os de menor saída.

Controle as movimentações

Todas as mercadorias que entram ou saem do estoque devem ser rigorosamente registradas. Com isso, passa-se a ter total controle a respeito das quantidades que permanecem disponíveis para venda no estoque. Isso ajuda a diminuir, ou eliminar, problemas com faltas, avarias e extravios.

Faça balanços periodicamente

Os balanços de estoque são as atividades realizadas periodicamente que consistem na contagem e conferência de todos os itens que estão no estoque, confrontando com as informações constantes nos controles a fim de nivelar os dados e encontrar as principais causas das divergências.

Além de corrigir inconsistências, esses balanços ajudam a encontrar as falhas mais rapidamente e permitem que o gestor possa tomar decisões mais assertivas e em menos tempo.

Automatize os processos

Hoje em dia, é possível contar com soluções tecnológicas que automatizam as rotinas de um estoque — recebimento, armazenagem, separação, expedição, inventário de materiais, entre outras.

Eliminar ou reduzir a execução manual das atividades garante maior segurança das informações, mais agilidade, redução de erros e retrabalhos, redução de custos, aumento da produtividade e ainda oferece suporte à gestão, permitindo a criação de relatórios gerenciais.

Controle os resultados

Os níveis de serviço de estoque podem ser medidos por meio do índice de atendimento de pedidos, índice de rupturas, índice de perdas e extravios, atraso nas entregas, entre vários outros.

Essas análises permitem identificar o desempenho da área, quais são os principais gargalos e o que precisa e pode ser feito para promover melhorias que influenciarão positivamente nos resultados.

Por ser uma área ampla e com muitas oportunidades de melhoria, o gestor pode identificar quais processos necessitam de mudanças na gestão de estoque. Vale lembrar que essas melhorias podem ser contínuas e oferecem benefícios que influenciam tanto nos resultados da área quanto em outros, como a melhor aplicação do capital de giro e a garantia da saúde financeira do negócio.

O que achou desse artigo? Suas dúvidas de como evitar erros na gestão de estoque foram esclarecidas? Aproveite e saiba também qual é a importância da união da logística com um guarda-volumes e acesse o site da Brasil Storage para conhecer mais sobre as nossas soluções!