Aprenda como guardar sua coleção de quadrinhos

Os colecionadores sempre têm um apreço muito grande pela sua coleção de quadrinhos. Afinal, não são apenas bens com valor material, pelo contrário.

É um conteúdo com investimento sentimental que faz parte da sua vida e rendeu excelentes momentos de leitura, emoção e muita torcida pelos seus super-heróis favoritos.

Por essa razão, nada mais natural do que querer preservá-la e guardá-la da forma correta para, quem sabe, passá-la às futuras gerações.

Foi pensando nisso que montamos um guia rápido e prático para lhe ajudar nessa tarefa. Confira!

Catalogue sua coleção de quadrinhos

Para guardar devidamente a sua coleção de quadrinhos, é necessário catalogar cada exemplar. É claro que quanto maior ela for, maior será o tempo destinado a essa tarefa. Contudo, nunca deixe de fazer isso.

Desse modo, você consegue ter sempre consigo uma relação completa de todos os títulos e averiguar caso não encontre determinada revista.

Sem mencionar que se torna mais fácil separar cada um delas na hora do armazenamento, seja por editora, numeração, saga, etc.

Use sacos plásticos nas peças

Uma vez feito o passo anterior é hora da próxima fase: a conservação. Aqui, é importante fazer duas coisas. A primeira, diz respeito a retirada de grampos, fitas e adesivos.

Isso porque, com o tempo, podem manchar e causar estragos ao material. Já a segunda, refere-se ao uso dos sacos plásticos transparentes de mylar ou polipropileno.

Eles são ideais para refrear o acúmulo de poeira nas capas e no interior das revistas e, de quebra, evitar insetos.

Porém, é importante não colocar mais do que 20 exemplares por saco, não fechá-los e sempre acrescentar um cartão alcalino nas partes expostas à luz para que, assim, o papel não resseque ou fique com aquele aspecto amarelado.

Tenha uma rotina de limpeza

Ao pensar em rotina de limpeza, talvez você imagine que seja necessário limpar os quadrinhos diariamente, mas não é esse o caso.

A higienização deles pode se fixar em um período mais longo, como de 3 em 3 meses, especialmente se estão dentro dos sacos plásticos.

Ela é mais importante para evitar que fiquem empoeirados, principalmente se você mora perto de avenidas ou lugares com grande movimentação, pois a poeira estimula a deterioração do papel.

Além disso, você permite que as publicações respirem e isso aumenta a sua preservação a longo prazo.

Outro ponto importante é que com esse hábito é possível se prevenir contra a ação de fungos e traças usando naftalina, desumidificadores e pastilhas antitraças.

Escolha um local adequado para armazenamento

Por fim, escolha um lugar ideal para o armazenamento dos seus itens colecionáveis. Nada de deixá-los empilhados dentro de caixas ou nichos.

O mesmo é válido para guarda-roupas e armários, pois eles são abafados e úmidos, o que e facilita o surgimento de mofo.

Portanto, o ideal é que você opte por um espaço arejado e sem umidade, limpo, que não tenha incidência de luz solar e que seja fácil de trancar para que ninguém tenha acesso à sua coleção sem a sua autorização, como um self-storage.

Gostou do nosso guia para guardar e armazenar corretamente sua coleção de quadrinhos? Então siga nossos conselhos e garanta a durabilidade de cada uma das suas revistas!

Aproveite também e assine a nossa newsletter para outros assuntos e dicas úteis para o seu dia a dia!