Conheça a história e a evolução do Self Storage

Cada vez mais popular no Brasil, o Self Storage surgiu originalmente nos Estados Unidos, em 1889. Porém, foi só em 1960 que essa prática se consolidou no país. A partir daí, o Self Storage passou a ser visto pelos norte-americanos como uma verdadeira extensão de suas casas.

Hoje, essa técnica de estocagem já ultrapassa as fronteiras dos EUA. Quer saber mais sobre a evolução do Self Storage, suas vantagens e como ele chegou ao Brasil? Confira nosso post e fique por dentro dessa tendência funcional de armazenagem a baixo custo e sem burocracias!

O que é e como funciona o Self Storage?

O Self Storage é um verdadeiro curinga para várias situações que demandam estoque de objetos, tanto para pessoas físicas quanto para empresas e e-commerces.

Funciona assim: você contrata uma empresa especializada no ramo e, então, ela oferece boxes para você guardar com total segurança todos aqueles itens que não cabem dentro da sua casa ou escritório, como estoque de produtos, mobília em desuso, peças de valor, documentos antigos e tantas outras coisas.

Essa também é uma solução muito prática para casos de viagens ou mudanças e reformas, garantindo que seus objetos fiquem protegidos enquanto você cuida das instalações e organização do novo espaço.

Dentre as vantagens do Self Storage, destacamos:

  • monitoramento 24h: os objetos armazenados ficam seguros e protegidos o dia todo;
  • privacidade: o acesso aos galpões é controlado eletronicamente e você tem o seu próprio cadeado;
  • boxes sob medida: você escolhe o tamanho do galpão conforme as suas necessidades;
  • contrato flexível: sem burocracias, a preços acessíveis e sem precisar se prender à empresa por longos períodos.

Como surgiu o Self Storage?

Como dissemos, a primeira empresa de Self Storage foi criada nos Estados Unidos, em 1889. Quanto tempo, não? Situada na cidade de Sioux City, a empresa atendia inicialmente clientes do ramo comercial. Hoje em dia, é mundialmente conhecida como Bekins Moving & Self Storage.

A partir da década de 60, essa técnica de armazenagem se popularizou por todo o país, justificada pelas tendências do mercado imobiliário. Isso porque, com a expansão da procura por moradias menores, os norte-americanos começaram a ter a necessidade de armazenar fora de suas casas tudo aquilo que era importante, mas que já não cabia dentro da residência.

Hoje, os norte-americanos estão tão íntimos das empresas de Self Storage que o serviço já é visto por eles como uma verdadeira extensão de suas casas: um local seguro e funcional para guardar tudo aquilo que está excedente, que possui valor financeiro ou grande estima, como obras de arte e coleções.

Como o Self Storage chegou ao Brasil?

Ao longo da segunda metade do século XX, o Self Storage foi ultrapassando as fronteiras dos EUA para ganhar o mundo, popularizando-se também no Canadá, Austrália, vários países da Europa e no Brasil. Em terras brasileiras, a primeira empresa de Self Storage surgiu em 1996.

De lá pra cá, o segmento vem ganhando força basicamente pelos mesmos motivos que fizeram a atividade se desenvolver na América do Norte: a expansão do mercado imobiliário e a crescente tendência por apartamentos cada vez menores, de modo que as pessoas precisassem de um lugar extra para guardar seus pertences.

Comercialmente, o Self Storage é também muito utilizado no Brasil por empresas de e-commerce, como uma solução prática e eficiente para armazenamento do estoque das lojas virtuais.

Mesmo para as lojas físicas ou escritórios, o Self Storage se transformou em uma alternativa viável para armazenagem, reduzindo os gastos das empresas com aluguel de espaços maiores ou salas extras para estoque.

O atendimento personalizado — bem como todas as vantagens que reúnem segurança, praticidade e qualidade de armazenamento — é o que tem feito o Self Storage crescer cada vez mais no Brasil.

E se você está passando por alguma situação parecida com as mencionadas no texto e não sabe onde armazenar seus pertences de maneira segura e funcional, não deixe de entrar em contato para conhecer o nosso Self Storage!