Saiba como fazer inventário do estoque

O inventário nada mais é do que uma lista detalhada dos itens em posse de uma pessoa ou empresa. No segundo caso, trata-se do inventário de estoque, já que a lista abrange tudo aquilo que o empreendimento armazena dentro de seu próprio espaço ou em outro depósito.

É comum que a contagem e a descrição minuciosa de todos os bens da empresa seja um processo exaustivo. Mas, por outro lado, essa árdua tarefa é fundamental para garantir a eficiência do seu negócio, pois, ao certificar cada item, você tem a plena noção do que precisa ser gerenciado. Essa prática reduz perdas e evita gastos com produtos desnecessários, gerando melhor aproveitamento do seu estoque e, por consequência, maior lucratividade da sua empresa.

Pensando em tornar mais simples e prática a tarefa de realizar um inventário do estoque, trouxemos para você 5 dicas infalíveis envolvendo a contagem e armazenagem dos itens. Assim, você evita dor de cabeça e garante o sucesso da sua empresa. Confira!

1. Defina o momento ideal para realizar o inventário

Como essa é uma tarefa que requer concentração, evite realizar a contagem em dias movimentados na empresa, com grande fluxo de pessoas ou materiais. O ideal é escolher um momento em que o estoque esteja parado, como nos finais de semana ou feriados.

Se for imprescindível realizar a tarefa durante o expediente, opte por inventários que envolvam uma categoria mais segmentada e com menor número de produtos, facilitando também na hora de complementar o inventário geral.

2. Organize o ambiente de trabalho

Dica de ouro: nunca comece a contagem no meio da bagunça. Organizar o espaço antes de começar a contar e registrar os itens é fundamental para garantir a precisão dos resultados. Limpar o local, categorizar os materiais e deixar a vista somente aquilo com o que está trabalhando no momento são segredos para realizar um inventário bem-sucedido.

3. Invista no Self Storage para ajudar na organização

Se além de organizar o espaço para começar a contagem, o seu problema inclui dificuldades para armazenar objetos e equipamentos que não estão em uso no momento, a melhor opção é, sem dúvidas, investir num Self Storage. Para quem ainda não conhece, o Self Storage é como se fosse um guarda-volumes, porém muito mais prático e seguro do que os tradicionais.

As empresas de Self Storage oferecem galpões sob medida e a preços acessíveis para você estocar produtos com total controle e segurança, já que o acesso ao seu galpão é restrito e controlado eletronicamente, ou seja, só você poderá acessá-lo.

O Self Storage é uma excelente alternativa também para estocagem de documentos antigos como notas fiscais, contratos de funcionários ou mesmo de demais serviços, ajudando a abrir espaço na sua empresa. A armazenagem dos materiais desnecessários é fundamental também para facilitar na realização de inventário do estoque.

Apenas certifique-se de que está contratando uma empresa especializada no ramo, que ofereça atendimento completo e diferenciado para estocagem segura dos seus pertences, com total privacidade e flexibilidade.

4. Seja o mais detalhista possível

O melhor inventário é aquele mais minucioso. Quanto mais detalhado, mais fiel à realidade da sua empresa. Por isso, durante a realização do inventário do estoque forneça informações completas sobre cada item, pois isso facilita o controle e gerenciamento dos materiais disponíveis, agilizando também caso seja necessária uma movimentação no inventário físico da empresa.

5. Categorize e identifique espaços

Agrupar os itens em categorias também é fundamental para realizar um inventário bem-sucedido. O mais indicado é categorizar os produtos de acordo com seus segmentos e características afins. Defina o número de cada mobiliário – como arquivos, estantes, prateleiras e gavetas – disponíveis para cada estocagem, pois, ao associar os materiais a seus respectivos lugares, você facilita não só o registro atual, mas também os inventários futuros.

Sobre as contagens em si, não há escapatória: é preciso recontar para garantir a precisão dos resultados, sobretudo se não houver auxílio de recursos eletrônicos. Assim que finalizar a primeira contagem, tenha por perto uma segunda pessoa para checar as quantidades novamente, de mãos e olhos descansados.

Com essas dicas vai ser difícil errar no inventário do estoque da sua empresa. Já começou? Então conta pra gente nos comentários!