Gestão de estoque: onde estou errando? Descubra!

Uma gestão de estoque eficiente é fundamental para o funcionamento de qualquer empresa. Porém, por incrível que pareça, muitos gestores e empresários acabam pecando justamente nesse departamento e isso pode prejudicar de forma avassaladora o desempenho do negócio.

Gerir os produtos realmente não é uma tarefa fácil. No entanto, com algumas dicas e atitudes estratégicas, é possível fazer isso de uma maneira muito mais acertada. Quer descobrir como? Então conheça os erros mais comuns nesse setor e aprenda como evitá-los. Confira:

Previsões erradas de demanda

A previsão errônea de demanda é um dos erros mais graves na gestão de estoque. Isso pode fazer com que a empresa acabe com diversos produtos encalhados, o que ocupa espaço e aumenta os custos de manutenção — ou, ao contrário, que você não tenha artigos no acervo quando o seu cliente quiser comprar.

Por isso, é essencial contar com um controle rígido de entrada e saída, bem como um conhecimento adequado da rotatividade de todas as suas mercadorias. Manter uma boa relação com fornecedores também é fundamental, pois isso ajuda a repor mais rapidamente os itens que estejam em falta, evitando prejuízos.

Setores desconectados na empresa

Apostar em uma comunicação mais eficaz e fluida entre todos os setores da empresa é uma atitude muito importante para uma boa gestão de estoque. Se o fluxo de informações for ineficaz, o risco de erros em vários os departamentos é, obviamente, muito maior.

Dentro desse contexto, o compartilhamento eficiente de dados é essencial. Os departamentos de vendas, de compras e o acervo, por exemplo, devem ter um contato íntimo, de forma que atuem em conjunto, sabendo das necessidades, demandas e expectativas das outras áreas.

Falta de automação no estoque

É evidente que meios informatizados permitem uma gestão de estoque muito mais certeira. A tecnologia permite que os dados fiquem acessíveis e minimiza consideravelmente o risco de erros ou perda de informações. Utilizar softwares atualizados é extremamente importante para garantir que a empresa saiba exatamente o que está vendendo e em que quantidade.

Esses programas facilitam os trabalhos, torna mais ágil a localização das mercadorias e o promove a realização de inventários de acervo muito mais precisos. Entre outros benefícios, um software de estoque permite ter maior precisão das datas de validade, do valor agregado e de outras variáveis.

Insistência em soluções ultrapassadas

Por fim, muitas empresas ainda estão presas em soluções ultrapassadas para o estoque. O fato é que, especialmente nos grandes centros urbanos, ampliar o estoque por meio de obras ou do aluguel de um espaço maior é algo totalmente dispendioso e pode minar completamente os lucros do empreendimento.

Uma solução que atende a praticamente qualquer tipo de segmento é o Self Storage. Por meio da locação de boxes proporcionais às suas necessidades de ampliação do acervo, você consegue uma solução segura, eficaz e com um excelente custo-benefício. Você soluciona o seu problema de armazenagem e gasta muito menos para isso.

E agora, preparado para uma gestão de estoque eficiente? Gostou desse conteúdo? Então confira também esse artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o Self Storage!