Como guardar corretamente roupas de inverno em 4 passos

Com a chegada do inverno, a estação mais fria do ano, chega a hora de tirar artigos como agasalhos, toucas e luvas do guarda-roupas e deixá-los em evidência para facilitar a organização e a praticidade do dia a dia.

Mas essa transição nem sempre é fácil, pois uma má organização do espaço pode deixar um aspecto bagunçado no seu armário e, também, dar às peças um terrível cheiro de mofo devido ao ambiente úmido.

Outro problema recorrente é quando clima frio vai embora, afinal, da mesma forma que existe um jeito certo de lidar com as peças no inverno, há cuidados a serem tomados para que elas não estraguem em meio à transição para a primavera.

Se você está com muitas dúvidas, não se preocupe! Neste artigo apresentaremos quatro passos de como guardar roupas de inverno, além de outras dicas práticas que facilitarão a sua vida!

Como tirar o cheiro de mofo?

Como dito anteriormente, o cheiro de mofo é decorrente da umidade absorvida pelos tecidos. Além de ser um problema corriqueiro para muitos, tal odor é prejudicial à saúde. Isso porque muitas pessoas têm alergia ao mofo e o contato pode acabar trazendo complicações respiratórias.

Para sanar esse problema, o ideal é que as roupas sejam lavadas como de costume com o acréscimo de uma quantidade de bicarbonato. Mas, para quem não tem tempo e necessita com urgência da roupa, há uma solução rápida e fácil: basta fazer uma mistura contendo água, amaciante, álcool e bicarbonato.

A mistura deve ser borrifada na roupa e, em seguida, a peça deve ser passada a ferro quente. Esta solução é antibacteriana e impede a proliferação dos ácaros, eliminando completamente o cheiro de mofo.

Como acondicionar as roupas no armário?

Quando o inverno dá lugar à primavera, é necessário reorganizar o armário para evidenciar e abrir espaço para as roupas mais frescas. Portanto, as blusas devem sair dos cabides e voltar ao lugarzinho a elas reservado até a próxima queda de temperatura. Mas a grande dúvida é: de qual maneira guardar os artigos de frio de modo a não estragá-los?

Primeiramente, é importante que as peças sejam lavadas antes de voltar ao fundo do guarda-roupa ou gaveta, tanto por uma questão de higiene quanto por zelo. Na hora de guardar, é importante que haja espaço suficiente para as peças não ficarem muito em atrito e poderem respirar.

Mas vale um alerta: deve haver muita atenção no momento de guardar peças de diferentes tipos de tecido, pois cada um necessita de uma armazenagem diferente.

Como armazenar peças de couro?

O couro precisa de ventilação para não manchar, então, é importante que a peça saia do guarda-roupas a cada quatro meses para respirar. A forma ideal de armazenamento é utilizar um saco ou capa em TNT. Para evitar que a peça rache é recomendável que seja hidratada com produtos especiais a cada dois meses.

Lembre-se que o couro, quando dobrado, pode se comprometer com o surgimento de marcas. Sendo assim, é recomendado que a peça fique pendurada de forma que não haja atrito com as demais roupas.

O que fazer com lãs e malhas?

Devido à resistência desses materiais, para uma melhor conservação é adequado que sejam mantidos em embalagens que impeçam o atrito com outras peças do guarda-roupas — caso contrário irão criar bolinhas e desfiar.

Para não perder o formato e maciez, deve-se evitar que essas peças sejam dobradas muitas vezes. Dessa forma, é recomendado que sejam armazenadas em caixas, podendo ser dispostas em prateleiras, dando assim até mais espaço em seu armário.

Guardar roupas de inverno não é tão simples, mas quando armazenadas de maneira correta são inúmeros os benefícios, como, por exemplo, um guarda-roupas mais bem organizado e roupas bem cuidadas, ou seja, um melhor aproveitamento do espaço físico e a conservação de suas roupas de inverno.

E então, curtiu as nossas dicas? Ainda possui alguma dúvida sobre como guardar roupas de inverno? Deixe o seu comentário!