Como organizar o guarda roupas

Organizar o guarda roupas pode parecer difícil no início, mas vale muito a pena quando começamos e mantemos o trabalho. Ao ter seu guarda roupas organizado você ganha espaço em casa e acaba tendo uma melhor visão do que realmente tem e usa. Muitas vezes, vamos acumulando roupas, sapatos e acessórios que já nem usamos mais e que ocupam muito espaço nos armários, deixando tudo bagunçado e até mesmo estragando nossas coisas por estarem apertadas demais.

guarda-roupa-organizado

1) Tire o excesso: Começar a organização retirando o excesso para termos noção do que temos, já é um grande passo, assim podemos ter uma ideia precisa do que está acumulado no guarda-roupa. Doe as roupas que você não usa há muito tempo e aquelas que já não vestem tão bem em você. Pratique o desapego.

2) Organize seus sapatos: Se você não possui uma sapateira, uma forma de organizá-los é colocando cada um dentro de uma caixa ou saquinho (aqueles mesmos que vem quando compramos sapatos), para que fiquem bem guardados, sem pegar poeira e sem arranhar.

3 ) Organize seus acessórios: Compre caixas decorativas para guardar seus acessórios, ou guarde-os em alguma gaveta que esteja sobrando e que seja possível colocar divisórias (vendidas em lojinhas de bugigangas mesmo). As bolsas podem ser colocadas em cabideiros bonitos e divertidos que ajudam a decoração do quarto. Se você não possui muito espaço, aproveite as portas dos armários e coloque ganchos para pendurar cintos e colares.

4 ) Organize suas peças íntimas: Compre divisórias para sua gaveta de peças íntimas. Também são conhecidas por “colmeias”. Ajuda a preservar suas peças.

5) Organize suas roupas do dia a dia: Calças, bermudas, camisetas, blusas, ou seja, roupa do dia a dia, podem ser dobradas já que ocupam menos espaço no seu armário do que se tivessem penduradas. Pendure apenas as roupas de trabalho, como: camisas, ternos e calças de linho. Não coloque duas blusas no mesmo cabide, pois vai amassar.

6) Guarde suas roupas de inverno: Casacos, cachecol e malhas podem ser guardadas em malas, caixas ou sacos plásticos a vácuo para colocar no alto do armário. São peças que ocupam muito espaço no guarda roupas.

7) Use o cabide adequado: Utilize  os cabides adequados para cada tipo de roupa. Os cabides acolchoados para roupas com tecidos delicados, cabides de plástico para camisas de botão e cabides de madeira resistentes para paletós e casacos.

8 ) Iluminação: Se possível, instale um ponto de luz no guarda roupa para te ajudar a enxergar melhor o que tem ali dentro, ou caso isso não seja possível, coloque uma lâmpada mais forte no ambiente.

9) Mantenha seu guarda-roupa sempre limpo e organizado.

Se esta rotina não é possível para você, reserve ao menos 30 minutos em sua semana ou final de semana e organize seu armário, tirando a bagunça da semana.

Se ainda assim, continuar com dificuldades para organizar seu guarda roupas por falta de espaço, vale a pena pesquisar um serviço de guarda volumes em uma empresa de armazenagem self storage, para guardar roupas de outra estação, por exemplo, roupas de inverno, que acabam ocupando muito espaço nos armários (malhas, casacos de frio, botas, roupas de cama: cobertores, edredons).