O que é decoração minimalista e por que ela é importante?

Tendência entre arquitetos e decoradores nos últimos anos, o estilo minimalista tem o objetivo de organizar os ambientes e deixá-los livres de itens desnecessários, priorizando móveis funcionais e cores neutras para torná-los tranquilos e confortáveis. Por isso mesmo, o estilo deixa os espaços muito mais sofisticados.

Quer saber mais sobre o que é decoração minimalista e quais as principais características desse estilo de décor? Acompanhe o nosso post e veja como aplicá-lo!

Quais as principais características da decoração minimalista?

Design clean

Identificar a decoração minimalista não é uma tarefa difícil, especialmente quando o assunto é o estilo das peças. Isso porque o design clean ― com pouca informação e linhas retas ― é marca registrada desse tipo de décor.

Cores claras

Os tons pastéis e o branco são as cores que prevalecem nessa decoração, principalmente nas paredes. Cores mais vibrantes são utilizadas em apenas alguns elementos, de forma que não interfiram na harmonia e na suavidade do espaço.

Peças funcionais

Outra característica importante do minimalismo é priorizar as peças funcionais. Com o uso da mobília correta, peças adequadas e valorização da iluminação natural, o ambiente se torna aconchegante e muito bonito.

Quais os benefícios do minimalismo no décor?

Aproveitamento dos espaços

Ao reduzir objetos decorativos e mobiliário, é possível aproveitar melhor o espaço, favorecer a circulação e deixá-lo mais equilibrado e produtivo. Sem falar que o excesso de informação visual de uma casa ou escritório gera desconforto e agitação nas pessoas.

Organização do ambiente

Outro ponto importante é a organização. Com menos itens no ambiente fica mais fácil manter o cômodo arrumado e agradável, o que melhora a sensação de bem-estar e também economiza tempo no dia a dia.

Consumo consciente

O minimalismo também favorece o consumo consciente quando é aplicado como estilo de vida. Isso porque a ideia é viver bem com menos coisas ― não só com itens relacionados à decoração, mas também peças de vestuário, equipamentos, utensílios para casa e outros.

Como aplicar esse estilo de decoração?

Desapegue de itens desnecessários

O primeiro passo para usar esse tipo de decoração no seu dia a dia é desapegar ―  seja em casa ou não trabalho. Para isso, faça uma triagem dos objetos e mantenha apenas o que for necessário.

Lembre-se de priorizar os móveis funcionais, de tamanho adequado ao ambiente e de usar poucos objetos decorativos. A ideia da decoração minimalista é deixar o visual limpo, sem excessos.

Guarde peças importantes em local apropriado

Documentos e peças com valor sentimental ou histórico ― como relíquias de famílias ― precisam ser guardados mesmo se não estiverem sendo usados, não é mesmo? Nesses casos, é muito importante separar um local para armazená-los.

Se você não tiver um lugar apropriado em casa, um self storage pode te ajudar nisso. Essa solução de armazenamento é uma ótima opção, pois conta com a infraestrutura necessária para manter os objetos em perfeitas condições.

Use tons neutros nas paredes

Outra etapa para aplicar essa decoração no seu espaço é alterar as cores dele. Para isso, pinte as paredes com tons neutros, pois eles favorecem a iluminação e dão sensação de amplitude e conforto ao recinto.

Agora ficou claro o que é decoração minimalista, não é mesmo? Como vimos, ela é bastante positiva, pois além de deixar o ambiente mais bonito, transmite tranquilidade e bem-estar, melhora a produtividade e ainda estimula a organização e o consumo consciente.

Quer saber mais sobre a solução de armazenagem que mencionamos no post? Então, confira os mitos e verdades do self storage!