Gestão de estoque em Startup: conheça as 4 melhores práticas

Nem sempre é fácil realizar a gestão de estoque em Startup. Para sobreviver e prosperar em ambientes cada vez mais competitivos, há uma série de fatores que devem ser considerados.

Se o negócio estiver centrado no estoque, seu gerenciamento eficiente é, certamente, um fator importante. O êxito no rastreamento, quantidades disponíveis, compra e envio é um elemento fundamental para aumentar as suas chances de sucesso.

Pensando nisso, ao longo deste post, vamos aprofundar algumas dicas para que você atinja esse objetivo e possa se concentrar no crescimento de sua empresa. Boa leitura!

1. Escolha o software mais adequado ao seu negócio

A primeira coisa que qualquer Startup pode fazer para garantir uma boa gestão de estoque é encontrar a plataforma de software mais adequada às suas necessidades.

Com toda uma infinidade de inovações em cloud computing, até mesmo empresas com capital limitado, por meio de uma assinatura mensal, podem ter acesso a uma solução de ponta.

De fato, o SaaS (software como serviço) está mudando a maneira pela qual as empresas acessam não só suas respectivas plataformas, mas também seus dados. Essa é uma ótima forma de reduzir os custos de TI, pois os provedores hospedam, atualizam e aprimoram, constantemente, os sistemas que oferecem.

2. Execute rastreamentos precisos

Uma das principais funções da gestão é monitorar o estoque em todos os nós da cadeia de suprimentos. Quanto mais preciso for o rastreamento, melhor será o resultado. Na prática, um monitoramento preciso é parte essencial para assegurar a eficiência do processo, economizando os recursos da empresa.

As melhores soluções de software funcionam em tempo real, muitas vezes com códigos de barra e tecnologia móvel, tornando o acompanhamento mais acurado e significativo.

3. Simplifique e otimize desde o início

Ao contrário do que dizem por aí, a simplificação e a otimização das práticas não precisam ser deixadas de lado até que sua Startup tenha “amadurecido”. Em conjunto com um bom software de gestão, essas técnicas podem ser aplicadas desde o início, economizando tempo e dinheiro.

As técnicas adotadas, obviamente, variam de acordo com as características gerais do seu negócio e as especificidades do produto que você comercializa, bem como de sua base de clientes.

No entanto, há uma grande quantidade de informações disponíveis para cada segmento de atuação, portanto, realize pesquisas aprofundadas sobre o tema o quanto antes.

Desse modo, você pode identificar quais ações serão mais úteis para sua empresa. Uma boa ideia é contratar uma consultoria de gerenciamento de estoque, ao menos, para implementar os procedimentos iniciais.

4. Realize, regularmente, contagens manuais

Embora alguns sistemas realizem contagens em tempo real, a necessidade de realizar conferências manuais permanece, especialmente se alguns de seus produtos possuírem prazos de validade limitados.

Contagens manuais oferecem, para sua gestão de estoque em Startup, a vantagem adicional de reconciliar o estoque que sua empresa realmente possui com aquele que você acha que tem, sendo a única maneira confiável de verificar produtos obsoletos, roubados ou danificados.

E aí, gostou do nosso post? Então, não perca a oportunidade de se aprofundar ainda mais sobre gestão de estoques: saiba como evitar os principais erros nessa área!