Veja dicas de como ensinar as crianças a manterem a casa organizada.

Casa com criança é sinônimo de bagunça? Nem sempre! A gente sabe que é difícil manter a casa organizada com eles por perto, mas a saída é ensiná-los desde cedo o valor da organização, e isso traz muitas vantagens aos pequenos. Veja no artigo!

Ensinar os filhos a serem organizados dá a eles um senso de responsabilidade e autonomia. Por isso, é importante que eles ajudem desde cedo a manter a casa organizada.

As crianças devem aprender a arrumar seus próprios pertences.

Crianças a partir dos 2 anos já podem guardar os brinquedos e ajudar em tarefas simples, criando autonomia.

Crie uma rotina para as crianças, mas de uma forma divertida.

É importante que as crianças entendam que existe um momento para tudo: brincar, estudar, comer, ver TV, passar tempo na internet, dormir, organizar as coisas. Mas lembre-se de criar essa rotina de uma maneira leve, sem sobrecarregar a criança. Que tal se ela ajudar você nessa tarefa?

E para que as tarefas fiquem mais divertidas, coloque um pouco de brincadeiras lúdicas nela, como “vamos ver quem guarda os brinquedos mais rápido?” e coisas do tipo.

Estimule o desapego dos bens materiais.

Muitos brinquedos pode significar muita bagunça. Será que as crianças precisam de tantos bens materiais? Converse com seus filhos para estimular o desapego, falando sobre a importância de doar para quem não tem.

Uma regra que pode ajudar é: quando um brinquedo novo chega, um velho sai. Doar pode desenvolver neles a empatia pelo próximo.

Mas não se esqueça: eles são só crianças!

Cuidado com as regras e cobranças exageradas que podem transformar os pequenos em pessoas extremamente perfeccionistas e ansiosas. Eles são apenas crianças, e é normal que brinquem, se sujem e façam bagunça.

Não tire a liberdade deles, pois ela é fundamental para o desenvolvimento.

Organizou mas ainda tem bagunça na área? Tem que dar o exemplo!

Mas e quando as crianças organizam a bagunça e casa continua desarrumada? Talvez a bagunça seja sua, e é nessas horas que você precisa dar o exemplo.

Organize seus pertences, e se não tiver espaço em casa para as coisas que ainda são importantes, conte com o self storage da Brasil Storage! Alugue um box do tamanho que necessitar e leve suas coisas para armazenar nele com toda a segurança.

Acesse nosso site e conheça tudo sobre o self storage que vai ajudar a deixar sua casa organizada. Seu box espera por você aqui!