Quais são as principais métricas de controle de estoque?

O estoque é uma área fundamental para o funcionamento de qualquer empreendimento: se ele parar, a empresa para! Portanto, todas as medidas que puderem ser tomadas para que esse setor trabalhe em harmonia devem ser avaliadas com atenção e, se possível, adotadas.

Uma das formas de conseguir sucesso nessa área é utilizando as métricas de controle de estoque. Através desses indicadores, você pode ter um diagnóstico muito mais preciso do seu acervo e também uma análise mais adequada dos seus serviços e até da competência de seus colaboradores.

Quer descobrir quais são as principais métricas de controle de estoque? Então confira o artigo que preparamos hoje:

Tempo do ciclo

Essa é uma das mais importantes métricas de controle de estoque. Ele se relaciona principalmente aos processos de compra e recebimento dos produtos, demonstrando exatamente quanto tempo suas mercadorias levam do envio do pedido ao fornecedor até a chegada ao seu empreendimento. Esse indicador ajuda os gestores, pois indica com quanta antecedência ele precisa fazer os pedidos para que jamais corra o risco de deixar seu acervo descoberto e, como consequência, ganhar um cliente insatisfeito. Ficar sem produto no estoque é sinônimo de perder dinheiro!

Consumo médio

Esse indicador demonstra a quantidade de itens consumidos em um determinado período de tempo. Por exemplo, se você quiser monitorar seus resultados por dia e sabe que vendeu 3000 produtos em um mês, para o cálculo do consumo médio você chega à conclusão de que vendeu, em média, 100 unidades por dia. No entanto, essa métrica tem variações sazonais e pode depender de diversos fatores (promoções, clima, economia), mas serve para que você tenha uma boa noção do número que você precisa ter daquela mercadoria em acervo.

Cobertura do estoque

Essa é uma das principais métricas de controle de estoque, pois permite medir exatamente por quanto tempo o seu inventário atual será suficiente para atender as suas demandas, sem necessidade de reposição. Em linhas gerais, a cobertura de estoque serve para mostra por quanto tempo o seu acervo atual dá conta das demandas! Para calculá-la, você deve fazer o cruzamento dos números de mercadoria que você possui pela sua previsão de vendas. Vale lembrar que alguns fatores também podem alterá-la, especialmente as variações do mercado.

Capacidade de estocagem utilizada

Esse indicador mostra percentualmente o quanto você está utilizando do seu espaço disponível para estocagem. Para isso, você precisa ter uma ótima noção da área de acervo, conhecendo cada prateleira, armário e balcão e cruzando esses dados com a capacidade que o local possui de receber e manter os seus produtos. O percentual de ocupação varia de acordo com o seu setor e também com a saída de mercadorias, mas pelas práticas atuais do mercado, podemos supor que os números ideais seriam algo em torno de 85% de ocupação total.

Essas são as principais métricas de controle de estoque. Elas podem ajudar você a conhecer melhor a sua própria empresa e compreender com mais precisão suas necessidades, seus erros e acertos. E então, gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Não deixe de escrever para nós nos comentários!