O que fazer com objetos e móveis de herança?

Durante a nossa vida adquirimos bens de vários tipos, desde objetos pequenos como joias de família, até móveis grandes como camas e sofás. Quando acumulamos tais bens ou recebemos móveis de herança, é difícil simplesmente vendê-los ou doá-los, por atribuirmos a eles certo valor sentimental.

Além disso, existe também o fator da surpresa, pois, na maioria das vezes, as heranças são recebidas inesperadamente. Isso costuma gerar um problema, devido a falta de espaço e maneiras adequadas de armazenar esses bens. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você possa armazenar adequadamente os objetos e móveis recebidos por herança. Confira!

Como funciona a partilha de bens

Os móveis e objetos acumulados, assim como outros bens, são deixados para os herdeiros. São considerados como herdeiros naturais os filhos e o cônjuge e são eles que normalmente recebem a herança. No entanto, caso seja necessário, os bens também podem ser passados para os netos, pais, irmãos, descendentes e ascendentes, até parentes de 4º grau.

As heranças são partilhadas de dois modos, sendo um deles realizado pelo acordo entre os herdeiros e o outro por meio de processo de inventário. Em alguns casos, o processo de inventário é obrigatório, como quando um dos herdeiros é menor de idade ou inabilitado. O inventário, nesses casos, pode ser dispensado quando o Ministério Público toma essa decisão, caso contrário, a obrigatoriedade é mantida.

Armazenamento dos objetos e móveis de herança: uma necessidade

A necessidade de guardar objetos e outros itens não é uma novidade, nem é uma exclusividade de quem recebe uma herança repentina. O que mudou foi o fato de que as pessoas atualmente costumam comprar mais e consequentemente acabam adquirindo mais bens. Isso fez com que a procura por uma solução de armazenamento aumentasse.

Além disso, o recebimento de uma herança repentinamente, muitas vezes até de um parente desconhecido, não é assim tão raro. Afinal, mesmo que o parente seja distante, ainda há chances de que você receba algo. Quando a herança é recebida em dinheiro, basta apenas que o herdeiro saiba investi-lo. No entanto, a situação se complica um pouco quando se trata de bens como móveis e outros objetos, pois terá de ser pensado um local para guardá-los.

Muitas pessoas acabam sendo pegas de surpresa e não sabem onde armazenar os pertences. Algumas optam por colocar móveis e objetos em locais como garagens, quartos isolados e outros locais escondidos, o que é uma má ideia, pois móveis armazenados inadequadamente podem se deteriorar rapidamente, por conta do contato com pó, mofo e umidade.

Por vezes, são guardados para que depois se decida o destino ou apenas por não saber onde colocá-los e acabam esquecidos. Nesses casos, você pode acabar perdendo móveis de herança que poderiam ser preservados e usados em outra ocasião.

Self storage: uma solução

Muito popular nos Estados Unidos, o self storage vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Essa é a solução ideal para quem deseja armazenar bens com segurança. Os objetos ficam guardados em boxes individuais, protegidos de danos causados por diversos fatores, como a umidade, por exemplo.

Atualmente, o self storage (ou auto-armazenamento) é considerado um modo econômico de guardar bens variados, como objetos para esportes, instrumentos, documentos e móveis.

O que você acha de utilizar o self storage para guardar objetos e móveis de herança? Compartilhe suas opiniões conosco aqui nos comentários!