5 diferenças entre um Guarda-Móveis e um Self Storage

Precisando de mais espaço em casa ou no escritório? Vai se mudar para um lar menor, mas não quer se livrar de alguns móveis antigos de família? Sem mais canto nenhum para armazenar coleções, instrumentos musicais ou equipamentos esportivos? O guarda-móveis e o self storage podem ser a solução que você está procurando.

Entretanto, apesar de terem alguns aspectos e funcionalidades similares, os serviços são diferentes e atendem a objetivos distintos. Mas quais são essas diferenças? Confira o post de hoje e saiba tudo o que você precisa para escolher a melhor opção para você!

1. Estrutura

A estrutura do guarda-móveis e do self storage é uma das maiores distinções entre os serviços. O guarda-móveis é um galpão, barracão ou outro imóvel espaçoso em que são armazenados os pertences de diversas pessoas. Ou seja, as coisas de cada um ficam em um canto, mas não há uma separação formal.

self storage, por sua vez, se caracteriza por boxes individuais aos quais ninguém mais tem acesso além do locatário, assim, você tem um espaço exclusivo para seus pertences. Há boxes de diversos tamanhos, para atender às necessidades de cada um.

2. Segurança

Por ser um espaço mais amplo e com maior circulação de pessoas, o guarda-móveis não oferece tanta segurança. Há um controle de quem entra e sai dali, mas nada além disso. Da mesma forma, o serviço não oferece proteção contra umidade, poeira, insetos e outros fatores que podem danificar seus pertences.

Enquanto isso, o self storage protege cada um de seus boxes, que só podem ser acessados por você. Nem mesmo os funcionários da empresa entram ali! Os mais modernos, inclusive, oferecem proteção por senha. Há seguranças e câmeras de vigilância para fortalecer a proteção.

Além disso, o box do self storage é um compartimento protegido contra qualquer tipo de dano em seus pertences, incluindo poeira e umidade.

3. Acesso

Justamente por ser um espaço “coletivo”, o guarda-móveis não permite o acesso livre aos seus pertences armazenados ali. Depois que eles chegam, você só vai vê-los de novo na hora de tirá-los dos guarda-móveis.

Em casos excepcionais, até é possível solicitar acesso aos itens, mas trata-se de um processo burocrático e que nem sempre resulta na liberação do acesso.

No self storage, porém, o box é totalmente seu pelo tempo em que você alugá-lo. Portanto, dentro do período de funcionamento da empresa, você pode ir e vir como quiser. Assim, mesmo que seus pertences estejam fora do lar ou do escritório, você tem acesso livre a eles sempre que for necessário.

4. Privacidade

Como falamos no item 1, o guarda-móveis não oferece um espaço separado para os pertences de cada pessoa. Assim, não há privacidade, pois suas coisas ficarão misturadas às de outros, e qualquer pessoa que passar por ali terá acesso a elas.

Já no self storage, também como mencionamos, você tem acesso exclusivo ao box, sem a necessidade da presença de funcionários da empresa, portanto, a privacidade é total.

Isso é importante especialmente se você for armazenar documentos confidenciais. E mesmo se os itens ali dentro não forem necessariamente privados, saber que ninguém mais tem acesso a eles dá mais conforto e segurança.

5. Utilidade

Por sua falta de acesso e pouca segurança, o guarda-móveis é uma solução temporária. Muitas empresas de mudança, inclusive, oferecem o serviço durante esse processo. Portanto, se você vai se mudar ou quer armazenar alguns móveis temporariamente por qualquer motivo, ele pode ser uma ótima opção.

Entretanto, ele não é recomendado para guardar documentos ou objetos de valor, como pinturas ou coleções. Itens como esses ficarão perfeitamente armazenados no self storage!

Os boxes são excelentes para quem quer deixar seus itens em segurança durante uma temporada no exterior, por exemplo, ou simplesmente para guardar permanentemente pertences e documentos que não cabem mais em casa ou no escritório. Afinal, além de liberar mais espaço em seu imóvel, o self storage ainda garante a segurança e integridade total dos pertences.

Essas são algumas das principais diferenças entre guarda-móveis e self storage. Se você ainda tem dúvidas sobre qual é a melhor opção para você ou quer compartilhar alguma informação, deixe seu comentário aqui no post!