Organização e Produtividade no trabalho

Produtividade é um fator que influencia diretamente o sucesso de uma empresa. Contudo, nem sempre os processos do dia a dia ocorrem como deveriam. Com isso, perde-se tempo e, consequentemente, eficiência. Sendo assim, é importante entender a relação entre organização e produtividade.

Neste artigo, você vai entender por que um aspecto está ligado a outro. Você verá também algumas dicas para organizar o seu fluxo de trabalho e saberá como a análise de dados pode ajudar. Boa leitura!

 

Qual a ligação entre organização e produtividade?

Conseguir a melhor produtividade dos profissionais de uma empresa é o maior desafio de quem tem um cargo de gestão. Mais do que uma equipe habilidosa, é fundamental que os trabalhos sejam realizados. Ou seja, quanto mais rápido e melhor as tarefas forem feitas, maior o nível de produtividade.

Contudo, quando falamos em diversos profissionais trabalhando juntos, nem sempre isso acontece. Diferença de tarefas, atrasos recorrentes e outros fatores podem interferir em todo o projeto.

Para evitar isso, é fundamental que todos estejam em sintonia. Nesse sentido, a relação entre organização e produtividade é essencial. Ou seja, é preciso contar com um bom fluxo de trabalho. Dessa forma, cada processo é estruturado para facilitar os projetos da empresa e ganhar tempo.

 

Como organizar o fluxo de trabalho?

Independentemente de qual metodologia você use, organizar o fluxo de trabalho pode trazer diversos benefícios à empresa. Desde a qualidade das tarefas até o cumprimento de prazos, um bom workflow é o que permite relacionar organização e produtividade. Para criá-lo, existem diversos aspectos que você pode adotar. Veja alguns deles a seguir.

 

Entenda os seus recursos

Fazer um inventário sobre os recursos que você tem é a melhor forma de iniciar um projeto novo ou fazer mudanças em algo já existente. Aqui, não só materiais físicos, mas também pessoas, tempo, espaço e caixa devem ser contabilizados.

 

Documente os processos

Ter os processos da empresa documentados é a melhor forma de sanar dúvidas e entender o uso dos recursos na prática. Nessa parte, cada fase de uma tarefa deve ser considerada com detalhes.

 

Crie um mapa de ação

Um mapa de ação é uma forma de definir o “como fazer” de cada processo. Assim, é possível garantir não só padrão no fluxo de trabalho, mas que qualquer pessoa envolvida possa ter um guia adequado para agir.

 

 Padronize a comunicação

Além de padronizar as tarefas, também é fundamental usar a mesma comunicação para que a equipe se entenda. Por exemplo, não basta investir em tecnologia que realize algumas funções, mas a troca de informações ocorrer da forma que cada um deseja.

Ou seja, um profissional usa e-mail e envia seu trabalho por lá. Já outro, recebe esse material e o modifica, enviando o resultado por mensagem instantânea. Assim, perder informações é muito fácil. Por isso, vale a pena acompanhar o projeto e entregar tarefas em um só lugar.

 

Dê feedback aos funcionários

Praticamente todo profissional almeja crescimento em sua área. E, portanto, o feedback frequente é importantíssimo para ele, pois serve como uma bússola para que descubra se está ou não na direção certa.

Isso o dará segurança de que está no caminho apontado pelo seu chefe e ainda aumentará sua autoestima, característica essencial para qualquer um.

 

Melhore as condições de trabalho

Oferecer um espaço físico com móveis aconchegantes, espaços para circulação, luz, temperatura e acústica adequadas é importante para elevar a produtividade da companhia e proporcionar maior qualidade de vida no trabalho.

Para ajudar nesse sentido, você pode contar com o suporte de um Self-Storage, que vai permitir o armazenamento de diversos tipos de objetos, como documentos, mercadorias, equipamentos antigos, entre outros volumes. Assim, você deixa o ambiente de trabalho mais agradável e organizado, livre do acúmulo de materiais.

Organização e produtividade estão relacionadas. Em uma empresa, investir no fluxo de trabalho é uma forma de garantir a ligação entre esses dois fatores. Seguindo algumas dicas e fazendo a análise de dados, é possível determinar se ele funciona. Assim, os recursos são melhor utilizados e é possível alcançar maior produtividade.

Esse artigo foi útil para você? Deixe aqui o seu comentário!