5 segredos para aumentar sua produtividade no trabalho

Tempo é dinheiro! E é por isso que a produtividade no trabalho é tão necessária, não é verdade? No entanto, nem sempre é isso que acontece na nossa rotina. Tudo bem que o mundo tem parecido um completo caos ultimamente, mas não há motivo algum para fazer o seu ambiente de trabalho também ficar assim!

Para evitar a bagunça, o estresse e a perda de tempo, trouxemos alguns segredos infalíveis para que você aumente a sua produtividade mais rápido do que imagina. Ficou curioso para saber quais são eles? Então confira a seguir e coloque já em prática!

1. Faça pausas para aumentar a produtividade no trabalho

Muita gente confunde produtividade com uma rotina exaustiva de trabalho. Mas não é bem assim que as coisas funcionam. Para render mais no seu dia, o ideal é fazer pequenas pausas, suficientes para você dar aquela respirada e voltar ao que estava fazendo.

Existem algumas técnicas eficientes que te ajudam a controlar isso, como é o caso do Pomodoro. Você já ouviu falar? É uma espécie de cronômetro, que divide o seu tempo em períodos de 25 minutos, com intervalos de 5 a 15 minutos para descansar e recarregar as energias. Mas a ideia é que nada te distraia durante os 25 minutos, ok? Você pode instalar esse aplicativo no celular ou até mesmo no seu navegador.

2. Controle seu tempo na internet

A dica anterior pode te ajudar bastante, afinal, quem nunca perdeu alguns preciosos minutos navegando em sites de notícia, redes sociais e outras distrações na internet? Então, tente evitar que isso aconteça com frequência, combinado? Para que o trabalho renda, tente conferir seus e-mails e redes sociais nos intervalos mais curtos — sem se esquecer de voltar na hora certa!

Caso seja difícil se controlar, você pode contar, mais uma vez, com a ajuda da tecnologia, e instalar extensões no navegador que bloqueiam alguns sites específicos, como o Facebook, por exemplo. Elas só deixa você usar a plataforma novamente depois que o tempo estipulado terminar. Boa estratégia, não?

3. Coloque plantas no ambiente

Pode parecer só um detalhe sem importância, mas ter plantas no ambiente de trabalho pode contribuir muito para aumentar a produtividade. Isso acontece pois as plantas melhoram a qualidade do ar, deixando-o mais leve, e ainda ajudam na concentração e satisfação no espaço de trabalho.

Se você está duvidando, saiba que uma pesquisa feita pela Universidade de Queensland, na Austrália, apontou resultados satisfatórios da presença de plantinhas no ambiente de trabalho. De acordo com um dos pesquisadores, um escritório mais verde ajuda as pessoas a ficarem mais envolvidas com suas atividades, física, mental e emocionalmente.

4. Mantenha a alimentação em dia

Quando você cuida da sua própria saúde, a produtividade também aumenta consideravelmente. Sabemos que, nesse contexto, uma alimentação balanceada faz toda a diferença. Evite ao máximo ficar sem comer durante horas seguidas e opte por alimentos saudáveis, que te tragam bem-estar.

Embora o café seja praticamente obrigatório para a maioria das pessoas, não consuma mais que três xícaras ao dia, certo? No lugar das xícaras a mais, lembre-se de tomar bastante água, para se hidratar e manter o corpo funcionando direitinho. Fazendo isso, você raciocina melhor e, consequentemente, se torna mais produtivo!

5. Otimize a organização com um self storage

Por último, mas não menos importante, mantenha o seu ambiente de trabalho organizado! Se a sua mesa é bagunçada, saiba que isso pode estar sabotando a produtividade e o sucesso de toda a empresa.

Então, tire um tempo para arrumar as suas coisas e para organizar toda a papelada, documentos, arquivos permanentes, equipamentos etc. Conte com a ajuda de um self storage, por exemplo, para armazenar toda essa “tralha” em um espaço adequado e deixar a empresa mais limpa, organizada e, é claro, produtiva!

E então, agora que você descobriu os segredos para aumentar a produtividade no trabalho, ficou mais animado para voltar ao batente? Coloque as ideias em prática e revolucione a forma como as coisas funcionam na sua empresa! Se ainda ficou alguma dúvida, deixe seu comentário!