Onde e como guardar o material escolar do seu filho?

Com cada novo ano letivo vem também uma grande quantidade de material escolar que não será mais utilizado e precisa de espaço para ser guardado. Porém, com o tempo, esse já limitado espaço destinado aos materiais antigos acaba por ficar cada vez mais reduzido.

Existem alguns processos que podem ajudar você a reorganizar aquele material parado que não será mais utilizado. O primeiro passo é pensar se realmente é necessário manter tudo o que está guardado. Muito provavelmente, a resposta será “não”.

Portanto, que tal aproveitar o período de férias escolares para organizar todo aquele material escolar parado e, de quebra, conseguir algum espaço extra? Acompanhe este artigo e conheça dicas de onde e como guardar o material escolar do seu filho.

Reaproveite alguns materiais do ano anterior

É normal pensar que, por ser usado, todo o material do ano anterior deve ser guardado ou descartado. Porém, alguns itens podem ainda estar em perfeito estado de uso ou precisar apenas de uma limpeza.

Cadernos, por exemplo, podem ser reaproveitados. Em alguns casos, poucas folhas foram usadas, então é possível arrancá-las e manter o caderno por mais um ano. Uma ideia é aproveitar cadernos velhos como blocos de anotação para a casa.

Outra opção é verificar com algumas papelarias se elas aceitam trocar material escolar usado por descontos na compra de materiais novos. Assim, esses itens não ocupam espaço nos armários, mas também não são jogados fora, rendendo ainda uma economia para o próximo ano escolar.

Em última instância, caso opte pelo descarte desses materiais, distribua-os para a reciclagem, onde farão parte do processo de preservação do ambiente e ajudarão famílias que recebem renda através desse tipo de trabalho.

Doe o material escolar que não será mais necessário

Uma vez selecionado tudo o que pode ser reaproveitado, é hora de pensar o que fazer com o que sobrou. Mesmo que não possam ser utilizados novamente no próximo ano, muitos materiais ainda estão em boas condições e não precisam ir para o lixo. A ideia, então, é passá-los adiante.

Livro didático é um exemplo de material escolar que seu filho não poderá usar outra vez, mas que pode ser aproveitado por outros alunos mais novos. Em algumas escolas, é comum que a própria direção organize um meio para que livros didáticos usados sejam doados ou trocados por outros.

Você também pode buscar por bibliotecas e instituições que aceitem doações ou mesmo oferecer esses livros para outros pais cujos filhos precisarão desse mesmo material. Com certeza haverá interessados, uma vez que livros didáticos correspondem a uma boa parcela dos gastos com material escolar.

Escolha o que pretende guardar

Após selecionar tudo o que pode ser reaproveitado e doado, ainda sobraram alguns itens que você pode querer guardar, mesmo que não tenham mais um uso prático. Para esses materiais, é preciso estabelecer um critério para determinar o que será mantido ou descartado.

Guardar alguns trabalhos escolares do seu filho é importante, pois ilustram o percurso dele no processo de aprendizagem. Assim, para os mais velhos, a dica é guardar boletins, projetos manuais e criativos ou algum trabalho que seja motivo de orgulho – como aquela nota máxima em um dever de redação.

Para os mais novos, dê preferência aos trabalhos feitos em datas comemorativas e que tenham sido produzidos inteiramente pela criança.

Maquetes, cartazes e outros trabalhos maiores que ocupam muito espaço podem ser fotografados e, depois, descartados. Assim, você mantém a recordação e não perde o espaço que esses projetos grandes ocupariam.

Da mesma forma, você pode digitalizar alguns desenhos e trabalhos escritos para mantê-los em um HD, ou mesmo na nuvem. Com o uso da tecnologia, você economiza ainda mais espaço sem abrir mão do acervo de recordações.

Agora, para escolher o que fica e o que sai, é interessante que a decisão seja tomada junto com a criança, escolhendo os trabalhos mais significativos. Algumas escolas, por sua vez, sugerem que os materiais sejam guardados por pelo menos um ano, para que possam ser consultados pelo aluno.

Um maior distanciamento temporal ajuda a tomar decisões mais racionais e menos emocionais na hora da seleção dos materiais.

É interessante também que essa seleção seja feita anualmente. Assim, é possível que itens que em certos momentos parecem importantes, mais tarde sejam percebidos como descartáveis. Desse modo, com o tempo, vocês mantêm apenas o que realmente importa.

Organize o espaço

Depois da seleção dos itens que serão mantidos, é hora de guardá-los. Coloque folhas soltas e outros trabalhos pequenos em pastas com etiquetas. Livros, apostilas e outros materiais mais volumosos podem ser reunidos em caixas, também devidamente etiquetadas.

Após a armazenagem, reúna todos os itens em um espaço delimitado previamente e busque sempre manter esse limite. Assim, o material escolar não ocupa todo o roupeiro da criança, por exemplo.

Mas, se a sua casa não tem espaço disponível para guardar tudo isso, outra solução é alugar ambientes fechados de empresas especializadas em self storage. Esse tipo de serviço oferece um depósito próprio para o armazenamento de objetos e móveis, ao qual apenas o locatário tem acesso.

Existem diversos tamanhos de recintos para alugar e, em geral, a empresa oferece também um serviço de controle e vigilância dos bens. Muito comum nos Estados Unidos, país que possui mais de 13 milhões de m² disponíveis para esse tipo de serviço, essa é uma tendência que começa a ocupar seu lugar no Brasil.

Sendo uma ótima alternativa para guardar os materiais escolares sem comprometer os cômodos de sua casa, o serviço de self storage é a solução para a falta de espaço de armazenamento em casas e, principalmente, apartamentos.

Tendo em vista essas dicas, o período de férias é ideal para você se reunir com seus filhos para passarem juntos um tempo produtivo. Assim, eles aprendem que materiais antigos podem ser reaproveitados, ajudando a preservar a natureza, e ainda poupam um dinheiro que pode ser utilizado para comprar algum item novo mais bacana.

Agora que você já sabe o que fazer com o material escolar de seus filhos, que tal chamá-los para ajudar e colocar a mão na massa? Deixe seu comentário nos contando o que achou das dicas.