Planejamento estratégico: 5 pontos importantes que você não pode esquecer
O planejamento estratégico é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio. Ele é um dos grandes responsáveis por direcionar a tomada de decisões da empresa, definir os objetivos a serem alcançados e orientar as mais diversas áreas, como marketing, vendas e recursos humanos.
Ao desenvolver o planejamento estratégico, é muito importante que os gestores levem em consideração todos os fatores internos e externos que possam influenciar a empresa. Essa ferramenta tão importante para o sucesso de uma organização, nada mais é que um conjunto muito bem estruturado de objetivos, metas e planos que devem ser seguidos.
O planejamento estratégico permite que a companhia tenha uma visão global, visando um bom desempenho do negócio e o correto posicionamento no mercado de forma a obter resultados mais favoráveis.
Para ajudá-lo a obter ótimos ganhos, separamos os 5 pontos mais importantes que não podem ser deixados de lado. Confira!
1. Defina claramente as atividades a serem desempenhadas
Antes de qualquer posicionamento, é fundamental que a empresa saiba exatamente qual é o seu propósito de existência e quais são as atividades e processos a serem desenvolvidos. Para que se possa planejar um negócio e definir os objetivos a serem alcançados, é extremamente importante que os gestores tenham muito bem definido tudo o que será desempenhado pela empresa.
2. Determine todas as diretrizes organizacionais
Definidas as atividades da empresa e, antes de realizar qualquer planejamento, os gestores devem determinar as diretrizes organizacionais. Para isso, deve-se atentar aos seguintes detalhes:
- O que é a empresa?
- O que será oferecido?
- Onde se deseja chegar?
- Quais são os princípios da organização?
Somente respondendo essas perguntas e tendo a maior quantidade de informações possível, consegue-se definir a missão, visão e valores da instituição. A missão representa a razão de ser do negócio, a visão é o grande responsável por nortear as decisões e os valores são os princípios utilizados para alcançar os objetivos.
Para criar um planejamento estratégico eficiente, é imprescindível que todos esses detalhes estejam muito bem definidos e alinhados. Eles serão fundamentais para o sucesso ou não do empreendimento.
3. Analise o ambiente interno e externo
Para se conhecer o verdadeiro potencial da empresa, deve-se ter pleno conhecimento do mercado de atuação e todos os fatores internos e externos que possam influenciá-la. É importante nessa hora identificar todos os pontos fortes e fracos, bem como os fatores que possam causar alterações no negócio.
Os gestores devem procurar também identificar as oportunidades de crescimento, as ameaças ao negócio e todas as tendências de mercado ligadas ao cenário econômico e ao mercado. Outro ponto a ser conhecido são os fornecedores, pois são peças fundamentais para o desempenho do negócio.
4. Envolva todos os colaboradores
Não adianta planejar o futuro da empresa e definir todos os objetivos se os funcionários não abraçarem o negócio, correto? Por isso, os gestores não podem deixar de envolver todos os funcionários no planejamento estratégico. Todos os colaboradores devem conhecer exatamente a empresa em que trabalham e as metas a serem alcançadas — somente assim o negócio terá um ótimo desempenho no mercado.
5. Determine indicadores e metas
Para alcançar todos os objetivos, é preciso monitorar a execução das tarefas. Esse acompanhamento pode ser feito por meio de uma das ferramentas mais utilizadas em todo o mundo — os KPIs (Key Performance Indicators), ou indicadores chave de performance. O monitoramento dos indicadores permite acompanhar o desempenho da empresa e, assim, verificar se as metas estão sendo alcançadas ou se mudanças devem ser feitas.
Agora você conhece os pontos mais importantes para a criação do planejamento estratégico da sua empresa. Caso tenha alguma dúvida ou queira compartilhar sua experiência, deixe seu comentário!