Self Storage: solução ideal para pequenas e médias empresas?

Você conhece o self storage? Provavelmente você já deve ter visto, em séries de TV ou em filmes, aqueles corredores com diversas “portas de garagem”, cada uma com um grande cadeado protegendo o que está guardado ali dentro. Esses é um tipo de self storage, um negócio que, desde os anos 60, faz sucesso nos Estados Unidos e na Europa, mas que também está crescendo muito rapidamente no Brasil.

Segundo a Associação Brasileira de Self Storage (Asbrass), o mercado brasileiro movimenta em torno de R$ 210 milhões por ano. Por enquanto, São Paulo conta com o maior número de empresas especializadas em self storage, mas a expansão para todo o país já começou, com diversas empresas no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e outras capitais. Quer conhecer mais sobre essa solução? Então continue acompanhando nosso post e conheça as vantagens do self storage para pequenas e médias empresas!

Para quem essa solução é ideal?

Muitas pessoas usam o self storage para guardar aqueles bens que não precisam no momento, mas dos quais não querem se desfazer. Pessoas que mudaram de casa, de cidade, que perderam um ente querido ou mesmo que se divorciaram costumam buscar esse tipo de solução para armazenar móveis e outros objetos.

Mas agora, além dos objetos que normalmente são encontrados nos boxes — os compartimentos onde os objetos são armazenados —, o self storage está virando a segunda casa de um número crescente de pequenas e médias empresas. O que atrai esse tipo de público é a flexibilidade e a disponibilidade imediata de espaço, além do ótimo preço.

Quais são as vantagens para as empresas?

As unidades de self storage nos Estados Unidos geralmente são localizadas em áreas mais afastadas das cidades, o que leva a um aluguel mais barato e, consequentemente, os preços de aluguel dos boxes também são mais baixos. Mas, no Brasil, as empresas de self storage estão investindo em uma boa localização, de grande fluxo e fácil acesso para empresas e usuários, principalmente locais próximos a aeroportos, por exemplo. Para as empresas que usam esse tipo de armazenamento, a logística é essencial. E como as empresas de self storage estão se multiplicando por aqui rapidamente, a competitividade aumenta e os preços também tendem a diminuir por aqui.

As vantagens não param por aí! Para as empresas de e-commerce, por exemplo, a oportunidade para guardar o estoque é muito atraente. E como é bem fácil adquirir mais espaço de armazenamento, ter uma grande reserva de produtos da noite para o dia não é um problema — pense, por exemplo, em negócios que recebem uma grande demanda de estoque em determinadas épocas do ano, como Dia das Crianças ou Natal.

Como alugar um box?

As empresas de self storage oferecem um cadastro simplificado para o aluguel dos boxes, exigindo apenas documentos padrão e comprovante de residência do membro do responsável da empresa. Os boxes, que geralmente são de 2 a 100 metros quadrados, são unidades com sistema de segurança, senha para entrada no galpão e o cadeado para o box. O pagamento pode ser feito por meio de boleto bancário e, geralmente, os contratos podem ser curtos, de 30 dias, ou até anuais, com renovação automática.

São muitas as vantagens de usar o self storage para pequenas e médias empresas, não apenas como estoque para os produtos, mas também para armazenar documentos que não precisam de ser consultados sempre, para preservar equipamentos sazonais com segurança e tudo aquilo que a sua empresa precisa esporadicamente.

E então, que tal apostar no self storage como solução para o seu negócio? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe aqui um comentário!