Como reduzir custos com armazenagem?

Quem trabalha no meio corporativo conhece a importância de um estoque bem administrado para que o saldo seja positivo. Afinal, um estoque mal organizado pode gerar muitos prejuízos e custar caro para a empresa. É por isso que estar atento ao que pode ser feito para reduzir os custos com armazenagem é importante.

Logística e disciplina são palavras que devem andar juntas no caso de a empresa ter o desejo de otimizar os custos com armazenagem. Essa pode não ser uma tarefa tão fácil em um primeiro momento, mas é possível sim reduzir custos com a armazenagem. Nós elencamos algumas dicas para ajudá-lo nessa tarefa. Ficou interessado? Continue a leitura e confira.

Informatize o seu estoque

Vivemos na era da internet e, hoje em dia, tudo é conectado. Há motivos para acreditar que essa tendência se firmará e se expandirá ainda mais nos próximos anos com. Por esse motivo, o seu estoque precisa ser informatizado.

Os softwares de gestão de estoque são uma excelente opção para que a equipe responsável por essa importante área da organização tenha noção das quantidades exatas de produtos que estão armazenados, e também tenha um controle maior sobre aquilo que deve sair ou entrar nos sistemas de armazenagem.

Pratique o picking e o voice-picking

Picking é o termo utilizado pelos profissionais da logística para classificar o ato de recolher e separar os pedidos em um armazém, otimizando, assim, o tempo, que é reduzido no momento de enviar algum produto específico para um cliente.

Com o picking, os produtos são separados por categorias, como perecíveis ou não perecíveis, por exemplo. Dessa forma fica mais fácil e mais rápido encontrar algo quando necessário.

Há também o voice-picking, um sistema por meio do qual os colaboradores de um armazém recebem instruções previamente gravadas pelo gestor em uma espécie de fone de ouvido, evitando a ocorrência de erros e retrabalhos.

Saiba identificar qual é a melhor arquitetura do espaço

Existem vários tipos de sistemas de armazenagem como porta-pallets, self storage, carrossel, entre tantos outros. Então, você precisa identificar qual é a melhor opção de arquitetura do espaço para o seu armazém.

Porta-pallets, por exemplo, são ideais para empresas que não apresentam um fluxo muito grande de produtos no estoque, já que estes podem ser empilhados em grandes alturas. Já os sistemas do tipo carrossel são rotatórios e manuseados facilmente, sendo indicados para empresas que cujo estoque apresenta intensa rotatividade, com entradas e saídas de materiais em curtos períodos de tempo.

Terceirize um armazém

A terceirização de um galpão ou armazém pode ser a solução ideal para empresas que têm um estoque pequeno. O valor do aluguel de um espaço com pessoal próprio para o controle do estoque pode sair mais barato do que utilizar um armazém nas dependências da empresa, este requer gastos (às vezes de custos elevados) com a manutenção da estrutura e com profissionais da área da logística.

Viu como reduzir custos com armazenagem é possível e até mesmo bastante simples? Se você quiser saber mais sobre o assunto, deixe o seu comentário!