Organização do ambiente de trabalho: saiba como ela afeta a sua produtividade

A organização do ambiente de trabalho é fundamental para evitar o extravio de documentos e perda de materiais importantes. Além disso, um local organizado é muito mais salutar para se trabalhar, além de causar uma boa impressão na clientela.

Entretanto, existe um efeito colateral da organização do ambiente de trabalho que é muito interessante: em um ambiente organizado as pessoas produzem mais.

Ficou interessado? Então, vamos ver como melhorar a organização do ambiente de trabalho e, em consequência, aumentar a produção da equipe!

Cuidado com o excesso de material sem lugar definido

Às vezes por falta de tempo, ou espaço, os materiais de trabalho ficam espalhados pela empresa, sendo “guardados” onde dá. Isso gera distrações durante o trabalho, já que os colaboradores têm mais estímulos para processar, além de ser necessário tomar cuidado para não danificar os produtos e equipamentos.

A solução mais prática, e que poupa tempo no futuro, é estabelecer uma norma de armazenamento desses materiais. Isso, claro, se houver espaço para tal. No caso da falta de espaço, considere a adoção de um Self Storage para os itens que são raramente usados.

Verifique se a iluminação está correta

Se a iluminação do ambiente de trabalho for muito fraca, ou muito focada, a visão dos colaboradores ficará exausta, acarretando em dores, lacrimação e, em consequência, baixa produção.

O ideal para ambientes de trabalho é a utilização de luzes que cubram todo o local. De preferência da cor branca, sendo confortáveis o suficiente para permitir o trabalho saudável, mas não aconchegantes ao ponto de causar sonolência.

Mantenha as estações de trabalho organizadas

A estação de trabalho de cada colaborador precisa estar sempre o mais limpa possível. Não apenas higienicamente falando, mas também sem excessivos estímulos que possam tirar a atenção e dificultar os trabalhos.

Além disso, o ideal para um local de trabalho é que as ferramentas de labor estejam ao alcance dos olhos. Assim, facilitando a execução das tarefas.

Uma medida que pode ser tomada para garantir maior efetividade nas estações de trabalho é a padronização. Se forem delimitados os itens que são necessários ficar sob as bancadas, fica mais fácil organizar e controlar o que deve e o que não deve estar ali.

Pense em uma disposição inteligente da mobília

Um ponto que normalmente é deixado de lado ao se falar de organização, mas que é de suma importância, é a disposição da mobília. Ela interfere na movimentação dos colaboradores no ambiente, no conforto e até no bem-estar.

Em algumas empresas podemos observar bancadas de trabalho com as cadeiras direcionadas para a parede, sendo difícil para o colaborador se posicionar. Em outros lugares, com funcionários mais altos, é comum ver pessoas se machucando ao transitar pelo escritório e toparem com mesas de centro e escrivaninhas.

Apenas quem já tentou trabalhar com dor sabe como isso é inapropriado e improdutivo.

Por isso, todo o ambiente precisa permitir a transição dos funcionários, mas também o bom posicionamento das cadeiras com espaço suficiente para que as pessoas se sentem. No caso de profissionais mais altos, ou acima do peso, talvez seja preciso fazer algumas modificações extras.

De um modo geral, todas as medidas aqui expostas impactam na produção dos colaboradores, assim como em sua saúde. Por esse motivo, e para conservar um local apresentável, é que a organização do ambiente de trabalho se faz necessária.

Agora que você já aprendeu sobre como a organização do ambiente de trabalho pode aumentar a produção de sua equipe, temos uma outra sugestão: leia nosso artigo sobre os 5 segredos para aumentar sua produtividade no trabalho e melhore ainda mais os resultados!