Quer saber como organizar seu estoque após o dia dos pais?

Todo comerciante investe forte para criar estoques que atendam à alta demanda que surge em datas comemorativas, como o Natal, Dia das Crianças e, mais recentemente, o Dia dos Pais. Porém, é impossível prever com exatidão a quantidade de produtos vendidos, o que pode gerar uma dificuldade de armazenamento na loja.

O que muitos empresários não sabem é que existem estratégias que podem facilitar sua vida na hora de reorganizar o estoque. Por isso, mostraremos aqui algumas dicas que vão te ajudar nessa tarefa. Confira!

1. Faça um planejamento interno

Em todo negócio, é fundamental desenvolver um planejamento interno. Quando o assunto é comércio, essa necessidade é redobrada, pois deve envolver um estudo da entrada e saída de mercadorias, ou seja, um gerenciamento de estoque.

Com a chegada de datas comemorativas, seu planejamento deve considerar que o fluxo de mercadorias vai aumentar. Fique sempre atento às previsões de consumo para estipular o tamanho do pedido de produtos que vai realizar.

É importante incluir nesse planejamento um plano de armazenamento, no qual você descreverá quais áreas da loja têm maior fluxo de entrada e saída de itens. Essa informação é fundamental para calcular suas necessidades de armazenamento no estoque após o pico de compras.

2. Defina processos

Otimize o trabalho de seus funcionários de forma que o controle de estoque esteja envolvido em cada processo de venda. Utilize, por exemplo, um sistema no qual os funcionários deem baixa no produto assim que ele é vendido, inserindo a informação no controle de estoque.

Esse tipo de ação facilita o trabalho de quem gerencia a reposição de mercadorias em cada setor. Além disso, o responsável pelo controle saberá com antecedência qual a melhor hora de realizar um novo pedido.

3. Faça compras programadas

Em períodos de aumento de vendas, é necessário aumentar a quantidade de produtos em estoque. Porém, durante todo o ano, é importante manter o hábito de realizar compras programadas.

Com as informações de entrada e saída de mercadorias, verifique quais demandam um fluxo maior de reposição, tornando-as itens de compra programada. Entre em contato com os fornecedores de cada item e negocie condições de fornecimento recorrente. Isso fará com que seu estoque não passe por problemas de excesso (ou falta) de mercadorias quando não for extremamente necessário.

Além disso, você pode obter algum desconto ao realizar periodicamente este tipo de compra com os mesmos fornecedores.

4. Invista em Self Storage

Uma alternativa que surgiu como uma solução muito eficaz para problemas de armazenamento é o Self Storage. Esse serviço, também conhecido como guarda-móveis, oferece um espaço personalizado para que você possa armazenar tudo aquilo que precisa e acessar sempre que necessário.

Nele, é possível escolher um espaço adequado para o tipo de mercadoria que você deseja armazenar, eliminando o excesso de produtos em sua loja, tornando possível até mesmo expandir a área utilizada para vendas.

Além disso, você poderá focar sua atenção na gestão do seu negócio com a tranquilidade de saber que está resguardado pela segurança especializada oferecida para o seu box, como alarme, câmera 24 h e controle de acesso.

Mantenha essas dicas em mente e veja como elas podem trazer retorno financeiro rapidamente! Faça agora mesmo um teste e organize o estoque que sobrou do Dia dos Pais, assim você já vai treinando para as próximas ocasiões!

Gostou das dicas? Então entre em contato com a Brasil Storage e saiba mais sobre os benefícios de ter seu próprio espaço de armazenagem!