Matriz BCG: onde guardar os abacaxis do meu negócio?

Gerir e administrar uma empresa nunca foi uma tarefa fácil. Um gerente empresarial deve utilizar as melhores ferramentas e técnicas existentes para auxiliá-lo em sua rotina de trabalho.

A matriz BCG pode ser uma das respostas que esses profissionais procuram para os problemas de gestão, já que é impossível ter 100% de certeza em relação à receptividade de seus produtos no mercado consumidor.

O post de hoje mostra como funciona e como deve ser implementada uma matriz BCG. Vamos lá?

O que é a matriz BCG?

A matriz BCG é uma ferramenta utilizada para entender e analisar o ciclo de venda e a aceitação dos produtos de uma determinada empresa pelo mercado consumidor. Bruce Henderson a desenvolveu na década de 1970 para o grupo de consultoria empresarial Boston Consulting Group — motivo pelo qual ela foi nomeada com as iniciais dessa organização.

Ao utilizar tal técnica, um gerente tem uma visão diferenciada sobre o funcionamento de sua estrutura empresarial. Dessa forma, é possível encontrar as opções que oferecem uma maior margem de lucro com os menores custos.

Como funciona a matriz BCG?

A matriz BCG é dividida em duas partes: taxa de crescimento e participação do produto no mercado. Ainda ocorrem outras 4 subdivisões. Veja abaixo quais são elas:

Vacas Leiteiras

As vacas leiteiras são o sonho de todo empreendedor. Elas geram uma grande quantidade de vendas, enquanto demandam um baixo nível de investimentos. Esses produtos têm a qualidade e as características que seus clientes tanto exigem. Portanto, têm sucesso garantido no mercado consumidor.

Estrelas

As estrelas também possuem grande participação na arrecadação de uma empresa. Porém, necessitam de esforços e altas quantias financeiras para se manterem no mercado.

Pontos de interrogação

Os produtos considerados pontos de interrogação são aqueles que possuem um rápido crescimento do mercado, mas não há certeza sobre seu futuro. Nesse caso, apenas o tempo pode dizer como será a aceitação dos consumidores.

Abacaxis

Os abacaxis são os produtos que não dão retorno financeiro nem estão em crescimento no mercado. Estes devem ser realocados ou descartados de sua gestão empresarial. Sendo assim, analise corretamente cada situação que ocorrer em sua empresa.

Apesar de parecer simples e possuir nomes ligeiramente descontraídos para um ambiente profissional, a matriz BCG requer cuidado e cautela para ser utilizada.

Aplicá-la sem conhecer os conceitos corretos não gera bons resultados. Saiba identificar em qual quadrante se encontra cada produto do seu portfólio e se prepare para aprimorar sua gestão.

O mercado financeiro pode ser volátil e sazonal. Logo, ocorrem mudanças em seus valores e necessidades em alguns momentos. Uma estrutura empresarial engessada, que não se adapta às variações de demanda, pode entrar em colapso facilmente.

Um produto que hoje é considerado uma vaca leiteira pode se tornar, em alguns meses, um abacaxi. Fique atento a essas alterações e prepare sua empresa para aproveitar as melhores oportunidades de geração de lucros e aumento de vendas.

Qual a relação entre o self storage e os abacaxis?

Uma dúvida recorrente na análise dos resultados de uma matriz BCG é: o que fazer com meus abacaxis?

O self storage é uma das melhores opções para tal problema. Por meio do seu uso, é possível armazenar com segurança e facilidade os produtos, documentos impressos e registros que não estão sendo utilizados por sua empresa em um determinado momento.

Esse serviço, apesar de ser uma novidade para muitos no Brasil, já é utilizado em escala global nas mais diversas situações. Apesar de novo, ele é uma solução economicamente viável para quem quer reduzir os gastos em sua empresa.

Ao contratar uma empresa especializada, é possível reunir em uma só solução os gastos com água, energia elétrica, limpeza, segurança e manutenção para guardar seus abacaxis.

A matriz BCG é uma ferramenta usada para entender e aprimorar sua gestão empresarial. Não descarte um produto antes de analisar a possibilidade de utilizar o Self Storage para armazená-lo.

E então, entendeu como funciona uma matriz BCG? Como você administra seus abacaxis? Conta pra gente nos comentários!