6 práticas que te ajudarão na redução de custos da empresa

Todo empreendimento, por menor e mais econômico que seja, apresenta uma série de gastos mensais para se manter ativo. No entanto, para que seu negócio se torne mais competitivo e lucrativo, é preciso estar de olho nos custos e despesas. Com a adoção de hábitos mais econômicos, é possível reduzi-los e aumentar o sucesso da sua empresa. Acompanhe o post de hoje e conheça 6 práticas que vão possibilitar a redução de custos no dia a dia do seu negócio!

1. Diminua o número de impressões

Pode não parecer, mas a impressão e a fotocópia de documentos representa um grande custo para a empresa. Para economizar, a dica é trabalhar a ideia da sustentabilidade, mostrando aos colaboradores que eles devem imprimir somente o que for necessário.

Com o uso da tecnologia, a maioria dos arquivos pode ser mantido de forma digitalizada. Além disso, quando for necessário imprimir, pode-se usar os dois lados da folha, opção que a maioria das impressoras já possui.

2. Economize energia elétrica

As contas de energia elétrica estão cada vez mais caras e a cobrança por bandeiras faz com que esse recurso tenha um valor ainda mais elevado. O ideal é sempre tentar aproveitar a luz solar e o reaproveitamento dela por meio dos painéis solares.

Outra dica interessante é usar sensores que acionem a lâmpada dos corredores somente quando há alguém passando. Computadores e outros equipamentos elétricos também devem ser desligados, tanto no período do almoço quanto à noite. Já o ar-condicionado deve ser evitado e utilizado somente quando necessário, optando por deixar as janelas abertas quando possível.

3. Corte gastos com internet e telefone

Toda empresa precisa ter telefone e internet, mas o primeiro passo para economizar é descobrir qual é a real necessidade diária desses recursos. Se a empresa precisar de 10 Gb de internet, por exemplo, não há necessidade de contar um plano superior, que vai ser mais caro.

Com relação ao telefone, deve-se verificar se os gastos maiores são com ligações locais ou interurbanas e, então, procurar um plano que ofereça mais benefícios para o tipo de ligação que é geralmente realizado.

Nesse sentido, o uso de planos corporativos também costumam ser mais econômicos, mas é preciso analisar as diversas operadoras, contratando aquela que oferecer o melhor custo-benefício.

4. Abandone os copos descartáveis

Os copos de água e café utilizados pelos funcionários são outro gasto desnecessário e que acaba tendo certa relevância e impacto nas finanças organizacionais. Para incentivar o uso de canecas ou copos de vidro pelos funcionários, uma dica é dar um desses objetos de presente no aniversário do colaborador. Assim, além de cada um ter a sua, torna-se uma forma de valorizar o funcionário.

5. Renegocie suas dívidas

Empresas costumam contratar empréstimos e fazer dívidas quando deixam de receber algum valor e precisam pagar o salário dos funcionários, por exemplo. Saber renegociar as dívidas e até mesmo as tarifas bancárias é uma forma de redução de custos, porque a taxa de juros pode diminuir e os prejuízos são automaticamente reduzidos.

No entanto, antes de renegociar as dívidas, é preciso saber se a empresa terá condições de pagar pelo empréstimo e, para isso, é preciso ter um bom controle de fluxo de caixa.

6. Otimize seu estoque

Boa parte dos gastos da empresa é feito em relação às compras e à gestão dos estoques. Encontrar bons fornecedores, que ofereçam um produto de qualidade e no tempo certo, mas com um preço atrativo é essencial.

Da mesma forma, a empresa deve evitar manter muitos produtos em estoque. Deve-se ter estoque daqueles que costumam ser vendidos com mais frequência. Os produtos com baixa rotatividade podem estar armazenados em quantidade menor, evitando gastos.

Nesse sentido, o investimento em um software de controle de estoque pode ajudar muito, pois permitirá um controle assertivo da quantidade de produtos disponível, sabendo quando comprar e identificando os produtos que têm mais saída.

Outra opção são os boxes de autoarmazenagem, ou seja, espaços voltados para o armazenamento de produtos em formato de boxes. A vantagem deste modelo é não ter despesas com IPTU ou condomínio e pagar por um aluguel com valor baixo. Outro benefício é a flexibilidade, já que a empresa pode facilmente contratar um espaço maior quando necessário.

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